GUERRA

Mísseis russos matam 25 civis que estavam em comboio no sul da Ucrânia

Além dos mortos há dezenas de feridos, todos civis, que planejavam entrar em Zaporizhzhia, na área controlada pela Rússia

Por: Mario Augusto
Da redação | 30 de setembro de 2022 - 08:43

Mísseis russos atingiram um comboio de veículos civis que seguia em direção a Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, área parcialmente controlada pelo Kremlin. De acordo com autoridades locais ucranianas, pelo menos 25 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após os ataques.

No Twitter, o Ministério da Defesa da Ucrânia postou um vídeo que mostra a destruição causada pelo ataque no posto de controle em Zaporizhzhia.

Um mercado de automóveis foi diretamente atingido pelos mísseis. Uma enorme cratera foi aberta próximo ao mercado e ao lado de uma fila de veículos. O relato é estarrecedor. Corpos ensanguentados ficaram espalhados pelo chão como a prova inequívoca da barbaridade da guerra que já se aproxima do oitavo mês.

Cratera aberta por mísseis russos. (Foto: Twitter/Defense of Ukraine)

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Como foi o ataque

Segundo a divisão de explosivos da polícia local o mercado foi atingido por três mísseis S300, com alcance de 100 km, e projetado pela Rússia.

As vítimas do ataque estavam se reunindo no mercado de automóveis para saírem em comboio do território ucraniano e entrar na parte de Zaporizhzhia que está sob o controle da Rússia. Testemunhas disseram que os civis iam visitar parentes e entregar suprimentos na área ocupada.

Sergey Ujryumov, chefe da polícia local de Zaporizhzhia, disse que as forças russas têm as coordenadas e sabem que os comboios de civis são formados no local para se deslocarem até os territórios ocupados. “Não é um ataque por coincidência. É perfeitamente deliberado”, afirmou o coronel.

A Rússia negou ter atacado civis de forma deliberada e responsabilizou as forças ucranianas pelas mortes.

Destruição e morte após ataque a comboio civil na Ucrânia. (Foto: Captura/Vídeo)

“23 pessoas mortas… em ataque ucraniano ao comboio de carros na saída para parte libertada da região de Zaporizhzhia”, disse um funcionário do governo russo instalado na região de Zaporizhzhia.

Anexação de territórios

O ataque ao comboio de civis aconteceu no mesmo dia em que o presidente russo Vladimir Putin planeja anexar as quatro regiões ucranianas que estão sob domínio da Rússia.

Nesta sexta-feira (30/9), Putin fez um discurso no Kremlin com direito a uma grande celebração militar na Praça Vermelha de Moscou.

A Rússia não controla totalmente nenhuma das quatro áreas que serão anexadas. A Ucrânia e países do Ocidente denunciaram o autoproclamado referendo nas regiões de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson como ilegítimos e não reconhecerão os resultados da consulta. As quatro áreas representam 15% do território ucraniano.

+ DESTAQUES