Com a arma do pai, estudante entrou em uma aula de história, atirou no professor e depois nos colegas; pai do atirador foi preso
Oito estudantes e um segurança morreram após um tiroteio em uma escola primária em Belgrado, capital da Sérvia, nesta quarta-feira. Outros seis alunos e um professor também foram feridos no ataque.
O atirador é um adolescente de 14 anos. Portando a arma do pai, o estudante entrou na escola Vladislav Ribnikar, interrompeu uma aula de história e efetuou os disparos. Primeiro contra o professor e depois contra os colegas da classe. A polícia foi acionada e prendeu o estudante.
A ministra da Saúde, Danica GrujičićGrujičić, confirmou que as vítimas são sete meninas e um menino, com idades entre 12 e 14 anos, além de um segurança da escola. Ainda segundo a ministra quatro meninos e duas meninas estão internados em um hospital, uma delas em estado crítico com um ferimento na cabeça. O professor de história também está entre as vítimas internadas em um hospital de Belgrado.
Durante a manhã, o pai do estudante de 14 anos responsável pelo ataque na escola, foi preso pela polícia da Sérvia. Duas pistolas encontradas com o suspeito tinham licenças legais e pertencem ao pai do adolescente, um radiologista que mora em Belgrado.
O ministro do Interior, Bratislav Gašic, declarou que o menino, que também é aluno da escola, entrou no local com duas pistolas e três pentes cheios com 15 balas em cada um. De acordo com o ministro, o Estado promoverá medidas legais contr o pai do estudante.
As autoridades sérvias demonstraram profunda consternação com o tiroteio na escola primária, que não é comum na Sérvia. O ministro da educação Branko Ruzic definiu o ataque como um “câncer, influenciado pela internet, videogames e os valores ocidentais.”
“É óbvio para todos nós que precisamos de soluções de curto prazo e mudanças sistêmicas”, afirmou Ruzic durante uma coletiva de imprensa. Por telefone, o ministro da educação repassou todas as informações do tiroteio para o presidente sérvio Aleksandar Vučić, que estuda medidas urgentes para garantir a segurança nas escolas do país.
Por causa do atentado, o governo decretou luto de três dias em todo o país e as aulas foram suspensas nesta quarta-feira. Ružić disse que amanhã de manhã todas as escolas farão um minuto de silêncio em memória das vítimas do tiroteio na escola Vladislav Ribnikar.