SAÚDE

Máximo de 2 drinks por semana, recomenda governo do Canadá

Especialistas da área da saúde do país comemoraram a nova orientação para reduzir o consumo de álcool

Por: Júlia Castello
Da redação | 18 de janeiro de 2023 - 21:55

A agência reguladora de saúde do Canadá, Health Canada, estipulou uma nova orientação de consumo de bebidas alcoólicas no país. A decisão foi tomada logo após uma pesquisa do “Centro Canadense de Uso e Dependência de Substâncias” mostrar uma variedade de riscos à saúde associados ao que antes era considerado baixo consumo de álcool. A última recomendação da agência, de 2011, sugeria o consumo de até 10 drinques por semana para mulheres e 15 drinques para homens.

O relatório da pesquisa, de quase 90 páginas, mostrou, que mais de duas bebidas padrão, como cerveja, com 5% de álcool e vinho, 12%, traz um aumento de casos de câncer de mama e de cólon para os homens. “A nova orientação é talvez um pouco chocante”, afirmou Erin Hobin, cientista sênior da instituição Public Health Ontario e membro do painel de especialistas que desenvolveu as diretrizes.

Apesar de comum no cotidiano dos canadenses, a frequência de consumo de álcool no Canadá é menor que média global, mostra pesquisa. (Foto: Pexels)

“Acho que é uma informação muito nova para o público que, com três drinques padrão por semana, o risco de câncer de cabeça e pescoço aumenta em 15% e aumenta ainda mais com cada bebida adicional”, afirmou o pesquisador.

Especialistas da área da saúde do país comemoraram a nova orientação da agência de diminuição de consumo de álcool pela população. Entretanto, mesmo eles acreditam que a nova medida será desafiadora para os canadenses, já que o consumo de álcool faz parte da cultura do país e é socialmente aceitável. “Você verá álcool em aniversários, casamentos ou quando estiver assistindo ‘Hockey Night in Canada’ em uma noite de sábado”, explica o Dr. Hobin.

Rótulos

O novo relatório também recomendou que seja obrigatória a colocação de rótulos de advertência para todas as bebidas alcoólicas vendidas no país. Dr. Hobin realizou, em 2017, um estudo sobre a influência destes rótulos no consumo de bebidas alcoólicas na cidade canadense de Whitehorse, em Yukon. O estudo mostrou que a utilização dos rótulos diminuiu em 7% as vendas de bebidas em comparação com outras cidades da região.

Estudo de 2017 no Canadá mostrou que a colocação de rótulos de riscos diminuiu venda de bebidas alcoólicas. (Foto: FreePik)

Outros países

Apesar de fazer parte da vida dos canadenses, o país não é o maior consumidor de bebidas alcoólicas. De acordo com a pesquisa “Global Drug Survey”, em frequência de consumo, o Canadá fica abaixo da média global, não fazendo parte do ranking dos 10 países do mundo que mais consomem álcool.

O consumo de bebidas alcoólicas está muito ligada a cultura de cada país, mudando desta forma suas recomendações. Atualmente, os governos da Austrália e da França recomenda no máximo o consumo de 10 bebidas padrão por semana. Os Estados Unidos não mais do que dois drinques por dia para homens e um para mulheres e o Reino Unido não mais do 14 bebidas por semana, como seis copos de vinho ou meio litro de cerveja.

Leia também:
Porque o jovem se afasta cada vez mais das bebidas alcoólicas
Alimentos processados têm os mesmos efeitos de drogas

+ DESTAQUES