INTERNACIONAL
Foto de Nathan Laine, Bloomberg

Macron faz aposta ousada que pode resultar no fim de sua carreira política

Milhares de pessoas voltam às ruas de Paris em protesto contra a mudança no limite de idade para aposentadoria

Por: Carlos Taquari
Da redação | 14 de março de 2023 - 21:55
Foto de Nathan Laine, Bloomberg

Cerca de meio milhão de franceses tomaram as ruas de Paris, nesta quarta-feira, em novas manifestações convocadas pelas centrais sindicais, em protesto contra o aumento no limite de idade para aposentadoria.

Os sindicatos prometeram estender as greves que atingem vários setores, como transportes, serviços públicos em geral, comércio, bancos e outros, até a próxima segunda-feira. Em consequência da paralisação, toneladas de lixo se acumulam pelas ruas de Paris.

Enquanto isso, representantes do Senado e da Assembleia Nacional se reuniram para acertar os detalhes do texto do projeto que aumenta o limite de idade para aposentadoria, de 62 para 64 anos. Na sequência, o projeto deverá passar por nova votação nas duas casas do legislativo, onde já havia sido aprovado, mas com restrições.

Assim que o texto estiver pronto, Macron terá que tomar uma decisão crucial: submeter o projeto à votação, tendo que contar com o apoio de parte da oposição e correr o risco de uma derrota ou uma opção ainda mais arriscada, que seria disparar um procedimento para aprovação por decreto.

Nos dois casos estará correndo riscos, mas se optar pelo decreto isto poderá significar o fim de sua carreira política. Os sindicatos já deixaram claro que vão persistir na campanha contra o aumento no limite de idade para aposentadoria, ainda que sejam apenas os dois anos defendidos pelo governo e com a entrada em vigor só em 2030.

Macron enfrenta sindicatos

Sindicatos franceses prometem manter protestos. (Bloomberg photo by Nathan Laine)

Com milhões de trabalhadores participando das manifestações convocadas pelas centrais sindicais, pode-se prever que, numa futura eleição, Macron será um azarão, se é que vai conseguir disputar. Nesse caso, poderá ser obrigado a retornar ao seu passado de executivo no setor financeiro.

Situação da Previdência

Macron argumenta que as mudanças são necessárias para salvar o sistema previdenciário na França e lembra que, com o envelhecimento da população, é cada vez maior o número de aposentados. Ao mesmo tempo, com a queda nos índices de natalidade, diminui o número de contribuintes para o sistema. A França gasta cerca de 14,5% do PIB com as pensões, em comparação com os 10,4% na Alemanha, e 7,5% nos Estados Unidos, apontam dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

O sistema previdenciário francês deve registrar um déficit de 1,8 bilhão de euros, em 2023. Até 2025, esse número de aumentar para 10,7 bilhões e, em 2035, 21,2 bilhões. O governo se recusa a aumentar os impostos para compensar o déficit, argumentando que os impostos na França já são muito altos.

Toneladas de lixo nas ruas de Paris. (AP Photo/Francois Mori)

 

Atualmente, o limite de 62 anos para aposentadoria na França está abaixo de seus vizinhos na Europa. Exemplos:

Mas, em todos esses países, há exceções para trabalhadores em áreas como saúde, energia e transportes que podem se aposentar mais cedo, tendo em vista as características de determinadas profissões.

Leia também:
Grupo Meta anuncia que cortará 10 mil funcionários
Papa pode suspender celibato, que vigora há mil anos

+ DESTAQUES