Atitudes simples como evitar e-mails desnecessários ou apagar spam podem reduzir a emissão de carbono
O mundo digital também produz uma quantidade enorme de lixo, assim como nas indústrias, casas, escolas, restaurantes e a maioria das atividades humanas. Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, arquivos não utilizados que consomem espaço de armazenamento nos smartphones, laptops e tablets, desperdiçam energia e contribuem para a emissão de carbono.
De acordo com o livro “The Carbon Footprint of Everything”, um e-mail normal tem uma pegada equivalente a 0,3 grama de emissões de CO2. Isso pode aumentar para 50 gramas, no entanto, com a adição de um arquivo, como uma imagem, com boa resolução, por exemplo.
Com o objetivo de alertar e evitar o impacto ambiental da tecnologia, a Rede Mundial “Let’s Do It” está fazendo uma campanha para que as pessoas façam uma limpeza digital em seus e-mails.
Soluções
“Se cada britânico adulto se abstivesse de enviar um e-mail de agradecimento, economizaríamos mais de 16 mil toneladas de CO2 por ano – o equivalente a 81 mil voos de Londres a Madri. Todos os e-mails que enviamos são realmente necessários?” questiona Anneli Ohvril, uma das líderes de projeto do Digital Cleanup Day.
De acordo com uma pesquisa da organização Statista, quase 3/4 das pessoas do Reino Unido não sabiam que seus e-mails poderiam estar aumentando a pegada de carbono. Além da limpeza, o projeto também defende a redução do número de e-mails. De acordo, com a empresa OVO, 64 milhões de e-mails desnecessários são enviados por britânicos todos os dias.
“Queremos mostrar às pessoas como cada ação tem um impacto de carbono, até mesmo um simples e-mail”, explicou Katie Russell, chefe de dados e análises da OVO. De acordo com ela: “Precisamos mudar nosso comportamento e ajudar as pessoas a começar com os primeiros passos fáceis”.