SOCIEDADE
Método e até prazer ao lavar a louça (Freepik)

Lave a louça melhor, mais rápido (e com prazer!), no Ano Novo e o ano todo

Especialistas dão dicas para deixar os copos e taças brilhantes e usar a máquina de um jeito mais inteligente e rápido

Da redação | 27 de dezembro de 2022 - 11:42
Método e até prazer ao lavar a louça (Freepik)
Maya Pottiger – Cronista de Casa & Jardim
Do Washington Post*

Fazer um trabalho minucioso, diz Carolyn Forté, diretora executiva do Laboratório de Limpeza e Cuidados Domésticos da Good Housekeeping, “não é ciência de foguetes” e ajudará muito na missão necessária a toda a humanidade.

As descobertas a respeito, senão a do prazer do ato em si, mas da satisfação de utilizar a concentração e as energias para solucionar a intrincada e necessária tarefa de limpar e reorganizar uma pilha de pratos, panelas e talheres, tem sido feitas por gente comum e corrente e até por astros do cinema. O ator Brad Pitt declarou anos atrás que apreciava a espécie de higiene mental e felicidade pelo dever cumprido ao destroçar com esponjas e detergentes pias lotadas de louças.

Como pôr a louça na máquina e obter melhor resultado: pequenas dicas fazem a diferença (Foto: Freepik)

O tema chegou à academia. A Universidade do Estado da Flórida (FSU) descobriu que lavar a louça pode ajudar a aliviar o estresse, a partir dos princípios de mindfulness (linha de organização emocional a partir da “concentração plena” em uma atividade presente, o que libera momentaneamente a pessoa de outras preocupações, do passado e do futuro).

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

Não se trata de fazer tudo com pressa para se livrar da tarefa ou colocar tudo na máquina de lavar, mas fazer uma coisa de cada vez, com método e sem reclamar, para alcançar o mais rápido possível e com a melhor qualidade o resultado necessário e desejado.

Neste artigo, fizemos a Forté e a vários outros especialistas em limpeza e lava-louças 10 perguntas fundamentais sobre métodos de como lavar a louça, e eles demonstraram ter no bolso do colete vários conselhos simples — e, muitas vezes, surpreendentes. Continue lendo para obter ideias que podem elevar seu jogo de lavagem a níveis de performance e qualidade profissionais, além de também proporcionar certa higiene mental e a tal sensação do dever cumprido do Brad Pitt.

– – –

Quantas pré-lavagens e limpeza manuais devo fazer antes de colocar a louça na máquina de lavar louças?

Não muito, de acordo com especialistas. O principal é remover os alimentos que estão realmente endurecidos e grudados e jogar no lixo os pedaços grandes para que não entupam o filtro da máquina. Você pode usar uma bucha vegetal, em vez da de plástico, para esse pré-serviço. Ela é biodegradável e garante limpeza como a plástica e poluente. Você pode economizar água jogando os restos de comida maiores direto na lata de lixo, usando o talher da própria refeição ou um papel-toalha dobrado para empurrar os restos para o cestinho.

Nesse processo básico, outra dica é usar na máquina um detergente de alta qualidade”, diz Brandon Schaefer, diretor de gerenciamento de produtos da GE Appliances. Acredite, há diferenças fundamentais entre detergentes. “Feito isso, deixe a máquina de lavar louça cuidar dessa tarefa para você.”

Quão cheia posso deixar a máquina de lavar louça?

Se a sua máquina de lavar louça estiver muito cheia, a sua louça não ficará limpa. Depois que os itens estiverem empilhados uns sobre os outros, a água não conseguirá alcançar tudo e você também poderá bloquear totalmente os braços aspersores. Se não tiver certeza se encheu a máquina demais, antes de apertar o botão “Iniciar”, gire os braços aspersores manualmente para garantir que não estão presos em nada e vão trabalhar direito.

Uma dica: se você estiver organizando um grande jantar, tente antecipar a colocação na máquina de alguns pratos menores já durante a festa, em vez de esperar para encher tudo no final da noite. Isso aliviará o trabalho final e você irá para a cama mais cedo.

Qual é a maneira correta de colocar talheres na máquina de lavar louça?

Sim, existe um jeito certo de encher o cesto de talheres, diz Forté. Carregue os garfos com os dentes para cima para uma limpeza ideal. As facas, por outro lado, devem ter as lâminas de ponta para baixo, por segurança. As colheres devem ficar com o lado da tigela para cima, mas certifique-se de alterná-las para que não se encaixem e impeçam o impacto da água quente ensaboada em toda a sua superfície.

Como faço para obter vidros embaçados brilhando?

Se seus copos estiverem embaçados e você tiver uma máquina de lavar louça, tente reforçar o abrilhantador/secante ao ciclo. Você encontrará abrilhantadores no mesmo corredor que o detergente para lava-louças, e sua lava-louças deve ter um compartimento específico para esse booster (que vem na forma líquida ou em pó) próximo ao compartimento para detergente. Adicionar um abrilhantador ajudará a combater as manchas deixadas pela humidade ao final da lavagem.

Se estiver lavando os pratos e copos com as mãos, na pia, conte com a ajuda de vinagre branco destilado. Use uma boa quantidade de vinagre na água em uma bacia e mergulhe os copos, que devem ficar submersos por 30 minutos, diz Forté. Depois enxágue e seque. Para se livrar das manchas nos vidros ainda mais rapidamente, “eu passo meu dedo com um pouco de bicarbonato de sódio no local manchado, depois enxáguo e seco”, diz Forté.

O que nunca deve ir para a máquina de lavar louça?

Você provavelmente já sabe que utensílios de ferro fundido nunca devem ir à máquina de lavar louça (pode enferrujar). Nem qualquer coisa de madeira ou taças delicadas de vinho, especialmente aquelas com hastes finas e longas. Taças de vinho sem haste e vidro mais grosso têm menor risco, mas você ainda deve colocá-las na máquina de lavar louça com moderação.

Além do risco de quebrar, o vidro pode desenvolver uma espécie de mancha azul, por corrosão, ao longo do tempo. Canecas impressas em tela também devem ficar fora da máquina de lavar louça, ou perderá o design. O mesmo com panelas antiaderentes: a máquina de lavar louça pode fraturar o acabamento.

Como faço para tirar comida realmente grudada em panelas e frigideiras?

Uma esponja comum nem sempre dá conta do recado. A esponja vegetal é biodegradável e indicada, mas não resolverá tudo. Abasteça-se de ferramentas especiais, como um raspador de plástico, escovas e esfregões antiaderentes. Você também pode usar uma bola de papel alumínio para esfregar alimentos realmente grudados em panelas e frigideiras (mas nunca em porcelana branca ou superfícies propensas a marcas de arranhões). Se algo estiver realmente queimado no fundo de uma panela, encha-a com água e detergente e leve ao fogo para ferver, diz Forté. Depois que a espuma dissolver o resíduo, você poderá esfregá-lo imediatamente.

Os detergentes de boa marca compensam o custo maior?

Sim, de acordo com especialistas em limpeza. Quase todos que entrevistamos recomendaram boas marcas e, normalmente, mais caras (nos EUA, sugeriram Dawn, Cascade e Bar Keepers Friend). Limpadores mais baratos não têm tanto surfactante, o que ajuda a remover óleos, e por isso eles não são tão eficazes.

“Investindo em produtos reconhecidos como de qualidade, você obterá mais retorno pelo seu investimento e deixará os pratos mais limpos mais rapidamente”, diz Grace Reynolds, fundadora da American House Cleaners Association.

Qual é a melhor estratégia para lavar à mão uma pia cheia de louça?

Pode ser avassalador ver aquela montanha de pratos depois de uma grande refeição, mas um pouco de organização ajudará a vencer a batalha. Comece reunindo os talheres em uma peneira, diz Becky Rapinchuk, proprietária da Clean Mama. Isso evitará que utensílios soltos caiam no ralo, além de evitar que você corte acidentalmente a mão em facas escondidas entre pratos e tigelas.

Encha a pia com água e detergente e mergulhe a louça, já retirados os restos de comida mais pesados, conforme orientamos no início deste texto. Comece lavando primeiro os pratos menos sujos e termine com as panelas, frigideiras e itens mais gordurosos, orienta Reynolds. Isso manterá a água e a pia mais limpas por mais tempo.

Qual é a melhor maneira de secar pratos?

Secar a louça é a etapa final para garantir que ela fique o mais clara e brilhante possível. Karizma Dickson, proprietária da empresa de catering Have Some Charisma, em Washington, DC, prefere deixar a louça secar ao ar livre, virada de cabeça para baixo, para que o excesso de água escorra em vez de se acumular no fundo.

Brandon Pleshek, um especialista em limpeza conhecido como CleanThatUp no Instagram e TikTok, mantém uma toalha de microfibra sobre o ombro ao descarregar a máquina de lavar louça, para limpar o excesso de umidade. “A microfibra faz um ótimo trabalho polindo qualquer tipo de vidro ou prato”, diz ele.

A minha máquina de lavar louça não está funcionando bem. O que está errado?

Um culpado comum por uma máquina de lavar louça de baixo desempenho: um filtro entupido, encontrado no fundo da cuba da máquina de lavar louça, sob o cesto inferior. Muitos proprietários não sabem que o filtro deve ser limpo pelo menos uma vez por mês. Não é muito difícil: remova o cesto inferior da máquina de lavar louça, torça o filtro e retire-o, depois lave a comida e a sujeira presas com uma esponja e água morna com sabão. Ao colocá-lo de volta, trave-o no lugar.

____

*Com Ismael Pfeifer, do Planeta Cultura
Método e até prazer ao lavar a louça (Freepik)

+ DESTAQUES