Contas foram suspensas e usuários perderam muitos seguidores no mundo todo
O Instagram voltou a ficar online após uma interrupção de quatro horas que suspendeu contas e reduziu o número de seguidores de milhões de usuários. Os problemas começaram por volta das 10h08, pelo horário de Brasília, e afetaram pessoas no mundo todo, de acordo com o monitor de interrupções online DownDetector.
Embora o motivo da falha permaneça incerto, usuários comentaram que suas contas foram suspensas porque “não seguiram as diretrizes da comunidade”. Outros disseram que estavam perdendo seguidores, possivelmente devido à suspensão de contas.
Na sua conta no Twitter, o Instagram admitiu o grave problema no sistema da plataforma e escreveu: “estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo inconveniente”. Até agora, o motivo da da falha não ficou claro.
No Brasil, usuários afetados receberam uma mensagem do Instagram falando: ‘suspendemos sua conta em 31 de outubro de 2022. Faltam 30 dias para discordar desta decisão. Sua conta não segue nossas Diretrizes da comunidade”. Aqueles que clicaram para recorrer contra a suspensão foram apresentados a uma misteriosa tela preta com um círculo de carregamento.
O Instagram é uma das empresas da Meta, grupo de Mark Zuckerberg que comanda também o WhatsApp e o Facebook. Além da Meta perder muito valor de mercado e a fortuna do seu fundador diminuir recentemente, na semana passada, o WhatsApp sofreu uma interrupção de duas horas que impediu usuários de enviar ou receber mensagens.
LEIA MAIS