TECNOLOGIA
Associated Press

Grupo Meta vai lançar rede social para concorrer com o Twitter

O novo aplicativo de texto, batizado de P92, promete acabar com o monopólio da empresa de Elon Musk

Por: Lucas Saba
Da redação | 11 de março de 2023 - 21:55
Associated Press

A Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, pretende lançar um novo aplicativo de rede social para transmissão de textos curtos. A ideia é tirar o monopólio das mãos de Elon musk, já que o Twitter é o único aplicativo de texto que emplacou até hoje. Uma rede social semelhante ao Twitter permitiria à Meta tirar proveito da situação atual na empresa liderada por Musk, que passa por um período de turbulência. Cortes desenfreados e mudanças nas políticas internas da empresa têm provocado grande descontentamento entre os funcionários.  O aplicativo tem lutado para manter sua base de publicidade desde a aquisição da plataforma pelo bilionário no final do ano passado.

Um porta-voz do grupo Meta, disse: “Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”.

Grupo Meta

Elon Musk corre o risco de perder o monopólio do Twitter, como a grande rede de texto. (Crédito: AP)

As empresas reduziram os gastos após a ação do Twitter para restaurar contas suspensas e liberar uma verificação de conta paga isso resultou em golpistas se passando por empresas. De acordo com MoneyControl , o novo aplicativo tem o codinome P92 e permitirá que os usuários façam login por meio de suas credenciais existentes do Instagram. O aplicativo da Meta será baseado em uma estrutura semelhante ao Mastodon , um serviço idêntico ao Twitter lançado em 2016, mas que até agora não emplacou.

O novo aplicativo seria descentralizado – não podendo ser comprado ou vendido. Os planos da Meta surgem em um momento em que sua maior plataforma, o Facebook, luta para atrair a atenção de um público mais jovem. O grupo também investiu milhões de dólares no metaverso, um mundo virtual onde os usuários interagem e trabalham – que ainda não se concretizou.

Seu aplicativo de compartilhamento de vídeos, o Instagram, também enfrenta forte concorrência, já que criadores de conteúdo ou influenciadores de sucesso tem trocado a plataforma pelo TikTok. A expectativa é que o P92 possa levar o grupo Meta de volta aos melhores dias da companhia.

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