CIÊNCIA
(Foto: Smithsonian National Zoo and Conservation Biology Institute via WP)

Gravidez de gorila enche de esperança funcionários de um zoo nos EUA

Os gorilas na natureza estão ameaçados de extinção. Então, cada nascimento é muito importante

Da redação | 28 de março de 2023 - 21:55
(Foto: Smithsonian National Zoo and Conservation Biology Institute via WP)

The Washington Post

Uma gorila, de uma espécie ameaçada de extinção, está grávida e os tratadores, no Zoológico Nacional de Washington, estão em êxtase. Calaya, uma gorila de 20 anos, está esperando seu segundo bebê, que deve nascer entre o final de Maio e o início de Julho. Especialistas disseram que ela e Baraka, seu parceiro, de 30 anos, acasalaram com sucesso em Setembro. No mês seguinte, ela passou por um teste de gravidez – como os usados ​​para humanos – e o resultado foi positivo.

“Estamos absolutamente empolgados com isso”, disse Becky Malinsky, curadora de primatas do Zoológico Nacional Smithsonian e do Instituto de Biologia da Conservação. “Os gorilas na natureza estão criticamente ameaçados, então cada nascimento é incrivelmente importante, seja na natureza ou sob cuidados humanos”.

Para os pais, será o segundo filho. Eles tiveram Moke, um macho, em abril de 2018. Os funcionários do zoológico relatam que Moke está bem. “Ele é indisciplinado e cheio de energia”, comenta Malinsky sobre o gorila de 5 anos de idade.

Os tratadores dizem que Calaya é protetora e cautelosa e esperam que ela se mostre uma boa mãe novamente. Já o pai, Baraka, tem uma “personalidade descontraída e brincalhona” e tem sido “muito tolerante” com as brincadeiras de Moke. Os guardiões aguardam para ver como Moke reagirá quando o irmão caçula vier ao mundo.

Espécie ameaçada de extinção

Os gorilas vivem em grupos chamados tropas. Muitas vezes há um macho prateado, um ou mais machos e outras fêmeas, além de descendentes. No Zoológico Nacional, estão Moke, seus pais e duas outras fêmeas – Mandara, 40, e sua filha, Kibibi, 14.

Na natureza, os gorilas das planícies ocidentais da África estão criticamente ameaçados por causa da caça, perda de habitat e doenças. Eles são nativos das florestas africanas e costumam estranhar a perda de seu habitat. Nas últimas duas décadas, disseram os especialistas, o número de gorilas das planícies ocidentais da África caiu 60%.

Moke é muito brincalhão e apronta todas com a mãe. Nesse vídeo, quando tinha 2 anos, Moke era pura energia! Veja no vídeo:

Mamãe gorila está bem

Malinsky disse que Calaya está indo bem em sua gravidez até agora. Às vezes, ela mostra que não está se sentindo 100%, dormindo um pouco mais tarde ou rejeitando certos alimentos. Mas Malinsky disse que é um comportamento semelhante a quando Calaya estava grávida de Moke. Os guardiões disseram que têm um plano de parto de 13 páginas para Calaya, que abrange desde seu histórico médico até quais sinais procurar quando ela entrar em trabalho de parto e der à luz o seu bebê.

Os ultrassons mostram que o feto parece saudável e é “muito ativo”, de acordo com Malinsky.

“Nossos veterinários continuam dizendo que é um bebê grande.”

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

+ DESTAQUES