TECNOLOGIA

Google anuncia nova plataforma para concorrer com o ChatGPT

O Bard poderá produzir textos originais contando com toda a base de informações do Google

Por: Júlia Castello
Da redação | 7 de fevereiro de 2023 - 19:45

Após o sucesso do ChatGPT, programa de inteligência artificial criado pela OpenAI, o Google anunciou a sua própria plataforma chamada de “Bard”. Os chatbots, ou robôs, utilizam o banco de dados da internet para responder perguntas de usuários ou mesmo criar textos originais, que tem levado há muita discussão nas últimas semanas. O diferencial da Bard é exatamente contar com as informações do Google, que hoje é o maior site de consulta do mundo.

“A Bard procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”, declarou o CEO do Google, Sundar Pichai. O porta-voz enfatizou que o objetivo é de que os serviços de inteligência artificial do Google, como a Bard, sejam “ousados e responsáveis”. Mas assim como a OpenAI, o Google não detalhou como este novo programa será impedido de compartilhar conteúdo falso ou ofensivo.

Empresa afirma que os robôs estão alinhados com uma necessidade dos usuários.  (Foto: Pexels)

A plataforma vai ser lançada como uma versão “mais leve”, para que mais pessoas possam utilizá-las ao mesmo tempo. O recente anúncio reforça especulação do setor de tecnologia de que a Microsoft, um de seus principais concorrentes, está prestes a trazer o ChatGPT para seu mecanismo de busca Bing, após um investimento multibilionário na OpenAI.

Nova tecnologia

De acordo com Sundar Pichai, o surgimento dos chatbots está alinhado com uma nova necessidade dos usuários, que é a busca por respostas mais complexas, do que anteriormente. Enquanto, por exemplo, uma pergunta comum no passado seria quantas teclas possui um piano, hoje é mais provável que questionem se o teclado é mais difícil de ser aprendido do que o violão.  “A IA pode ser útil nesses momentos, sintetizando insights para perguntas onde não há uma resposta certa”, escreveu ele.

O desenvolvimento das novas tecnologias e a inserção das plataformas no dia a dia das pessoas podem mudar a forma como utilizamos a internet para pesquisar sobre algo. Especialistas acreditam que os chatbots vão substituir as páginas de links da web por uma resposta única das plataformas.

“Em breve, você verá recursos baseados em IA na pesquisa que destilam informações complexas e múltiplas perspectivas em formatos fáceis de digerir, para que você possa entender rapidamente o quadro geral e aprender mais na web”, defende Pichai no artigo.

Leia também:
ChatGPT consegue passar em provas para Medicina e Direito nos EUA
Inteligência artificial pode tirar a motivação dos jovens

+ DESTAQUES