Usuários mais jovens preferem outras formas de busca que não a palavra-chave
O TikTok vem conquistando uma legião de seguidores integrantes da chamada Geração Z, de idade entre 18 e 24 anos, que utilizam a rede para pesquisas, um campo até agora dominado pelo Google. A explicação para isso, segundo os responsáveis pela rede chinesa, é que os jovens preferem fazer pesquisas por outros caminhos que vão além da simples palavra-chave, como é feito no Google. É o que garante o vice-presidente sênior do TikTok, Prabhakar Raghavan, durante uma conferência realizada pela Brainstorm Tech, que reúne os principais CEOs do mundo.
Pelo TikTok, a geração Z consegue encontrar estabelecimentos que sejam do interesse deles, ver a quantidade de curtidas que o local tem, se as pessoas comentam se o lugar é visualmente agradável e outros detalhes. Além de tudo isso, os jovens praticamente conhecem o “point” de uma forma mais “intimista”. Ou seja, quem está mostrando o local pelo vídeo é alguém com o gosto parecido com o deles, transmite confiança para esse público-alvo.
Logo no início, ao baixar o app, a pessoa é levada a escolher quais são os conteúdos de interesse dela. O usuário também pode seguir pessoas, como é feito pelo Instagram. Entretanto, o TikTok, que tem como foco os vídeos, oferece uma oportunidade única para transmissores de informação. Tudo isso, de forma rápida e prática. É só rolar a tela.
Além da curta duração das gravações, a plataforma também tem um design prático e atraente, permitindo que a pessoa comente, curta, compartilhe, salve a postagem e envie, diretamente, para alguém pelo whatsApp.
Devido a esse novo interesse pelo consumo de informações pelo celular, Raghavan afirma que as empresas têm que “evocar expectativas completamente novas e que isso também requer bases tecnológicas totalmente novas”.
Segundo o último relatório divulgado pela Sensor Tower, plataforma de análise digital, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2022. Logo em seguida, vem os apps do grupo Meta, o Instagram, Facebook e WhatsApp. O TikTok, a rede social de propriedade da companhia de tecnologia chinesa, ByteDance, teve mais de 175 milhões de downloads no período analisado.