Deputado terá de se explicar sobre as mentiras que contou, além da origem do dinheiro de sua campanha
A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados dos EUA investigará o deputado George Santos, o republicano de Nova York que admitiu ter inventado vários trechos da sua biografia, além de ser acusado de violar as leis de financiamento de campanha.
De acordo com um comunicado, os líderes da Comissão votaram unanimemente para estabelecer um subcomitê investigativo para examinar uma enxurrada de reclamações sobre o congressista, incluindo sobre suas práticas comerciais anteriores, seus gastos na última eleição americana e uma alegação de má conduta sexual.
Santos respondeu ao anúncio da investigação em um tweet. “Comitê de Ética da Câmara abriu uma investigação e o congressista George Santos está cooperando totalmente. Não haverá mais comentários neste momento”, escreveu em sua conta na rede social.
Eleito em novembro do ano passado, ele enfrentou pedidos de democratas e republicanos – inclusive da delegação de Nova York – para renunciar por ter fabricado muitos detalhes sobre sua vida, incluindo que sua mãe estava no World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Os registros de imigração mostraram que ela não estava no país.
O republicando admitiu ter mentido sobre sua educação e histórico de trabalho, mas ainda há dúvidas sobre a fonte de sua renda, que ele usou para ajudar a financiar sua campanha. Em janeiro deste ano, um grupo de investigação apartidário apresentou uma queixa à Comissão Eleitoral Federal sobre o financiamento da campanha de Santos.
O político gay americano que tem pais brasileiros resistiu aos pedidos para que ele renunciasse, assim como o presidente da Câmara, Kevin McCarthy (R-Califórnia), disse que Santos foi legalmente eleito e que não tem objeções. Os republicanos da Câmara chegaram até a designar Santos para dois comitês da Câmara em janeiro, mas Santos mais tarde, devido à pressão da imprensa e das redes sociais, deixou esses cargos, dizendo que ele foi uma “distração”.
Em se tratando de Estados Unidos, não é surpresa que Santos já virou tema de programas humorísticos na TV e stand-ups nos teatros. Abaixo, exibimos um trecho da apresentação da drag queen americana Meatball imitando o deputado George Santos. O vídeo já foi visto mais de 700 mil vezes. Veja a seguir:
A George Santos drag number by Meatball pic.twitter.com/g0E2JqbbFt
— Marjorie Gaylor Queen 🏳️🌈 (@Tim_Tweeted) February 27, 2023