INTERNACIONAL
George Santos foi preso em Nova York e vai responder a 13 acusações
George Santos em 25/01/2023. (Foto: Arquivo/AP/Andrew Harnik)

George Santos se declara inocente e é libertado sob fiança de US$500 mil

Deputado vai responder em liberdade às 13 acusações, que incluem lavagem de dinheiro e roubo de dinheiro público

Da redação | 10 de maio de 2023 - 09:27
George Santos foi preso em Nova York e vai responder a 13 acusações
George Santos em 25/01/2023. (Foto: Arquivo/AP/Andrew Harnik)

O deputado norte-americano George Santos, de 34 anos (Republicano), preso na manhã desta quarta-feira e levado ao Tribunal Federal em Central Islip, Nova York, foi libertado após o pagamento de uma fiança de US$500 mil (cerca de 2,5 milhões de reais), depositada por três pessoas não identificadas.

George Santos foi acusado em 13 crimes diferentes, sendo sete acusações de fraude eletrônica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de roubo de fundos públicos e duas acusações de fazer declarações falsas à Câmara dos Deputados. Agora, ele vai responder em liberdade, mas se for condenado pode pegar até 20 anos de prisão.

Em um comunicado à imprensa, os promotores de justiça responsáveis pela acusação, apresentaram detalhes dos supostos crimes praticados pelo representante do distrito de Nova York na Câmara dos Deputados. “Esta acusação busca responsabilizar Santos por vários esquemas fraudulentos e deturpações descaradas”, afirmou o Procurador da Justiça dos Estados Unidos, Breon Peace.

As acusações contra Santos

“Em conjunto, as acusações mostram que Santos usou repetidas desonestidades e enganos para subir aos salões do Congresso e enriquecer. Ele usou contribuições políticas para encher os bolsos, solicitou ilegalmente benefícios de desemprego que deveriam ter ido para os nova-iorquinos que perderam o emprego devido à pandemia e mentiu para a Câmara dos Deputados”, informa o comunicado.

Santos admitiu ter “enfeitado” currículo. (Captura/vídeo/Campanha George Santos)

“A Seção de Integridade Pública da Divisão Criminal está empenhada em erradicar a fraude e a corrupção, especialmente quando cometidas por nossos representantes eleitos”, disse o procurador-geral adjunto Kenneth A. Polite, Jr., da Divisão Criminal do Departamento de Justiça.

“Conforme alegado, Santos se envolveu em conduta criminosa com a intenção de enganar e fraudar o público americano. Como esta acusação reflete, o Departamento de Justiça responsabilizará qualquer pessoa que se envolver em tal crime”, afirmou Polite Jr.

“Como demonstra a ação de execução de hoje, o FBI continua comprometido em manter todos igualmente responsáveis ​​perante a lei. Conforme alegamos, o deputado Santos cometeu crimes federais e agora será forçado a enfrentar as consequências de seus atos”, afirmou o diretor assistente do FBI, Michael J. Driscoll.

“No auge da pandemia em 2020, George Santos solicitou e recebeu benefícios de desemprego enquanto trabalhava e concorria ao Congresso”, afirmou a promotora distrital do condado de Nassau, Anne T. Donnelly. “O comportamento do réu continuou durante sua segunda candidatura ao Congresso, quando ele embolsou contribuições de campanha e usou esse dinheiro para pagar dívidas pessoais e comprar roupas de grife”, destacou, Donnelly.

O congressista também está sendo investigado pelo Comitê de Ética da Câmara e corre o risco de ser cassado. Vários parlamentares, inclusive do próprio partido Republicano, têm pedido a renúncia de Santos por acusações que vão desde comportamento criminoso na campanha eleitoral até desonestidade pessoal mesquinha que remonta há mais de uma década.

Deputado mentiroso

O deputado mentiu sobre quase tudo em sua vida. Sobre a família, origem, formação acadêmica, carreira profissional, além de ser acusado de aplicar vários golpes antes de concorrer a uma vaga no congresso. “Agora que Santos foi indiciado, cabe ao presidente da Câmara, Kevin McCarthy, eliminar a mancha de Santos nesta instituição sagrada, removendo-o do Congresso imediatamente”, afirmou o deputado de Nova York, Daniel Goldman.

Nascido no Brasil, Santos mudou para os Estados Unidos ainda jovem, acompanhando a família.

 

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer
George Santos foi preso em Nova York e vai responder a 13 acusações

+ DESTAQUES