Lei aprovada na Câmara e Senado tem apoio de várias entidades religiosas
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, por 258 votos a 169, a “Lei do Respeito ao Casamento”, como é chamada a nova legislação que protege a união entre pessoas do mesmo sexo e também as uniões interraciais. Todos os democratas votaram a favor da medida, além de 39 republicanos.
A medida, que já havia sido aprovada no Senado, agora vai à sanção do presidente Joe Biden. A liderança do Partido Democrata decidiu criar a nova lei, diante do temor de que a Suprema Corte revertesse uma decisão que ela própria adotou, em 2015. Como o atual perfil da Corte é mais conservador, havia esse risco, como ocorreu em Junho último, quando os juízes do Supremo decidiram reverter a lei, de 1973, que garantia o aborto.
A aprovação da lei que garante o casamento entre pessoas do mesmo sexo representa uma grande vitória para o movimento LGBTQIA+. Causou surpresa o fato de que até mesmo organizações religiosas ultraconservadoras, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tenham apoiado a proposta.