INTERNACIONAL

Escritor Salman Rushdie perde visão de um olho após atentado em agosto           

O autor de Versos Satânicos, perseguido pelo Irã desde os anos 80, foi atacado há dois meses, em uma palestra em Nova York

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 24 de outubro de 2022 - 14:00

O escritor britânico Salman Rushdie, autor do livro “Os versos satânicos”, jurado de morte pelo Irã, vai sobreviver, afirmou o agente do autor, Andrew Wylie. O anúncio foi feito neste domingo, 23, ao jornal espanhol “El País”, dois meses após o ataque realizado em uma conferência ao norte do estado de Nova York, nos Estados Unidos.

“Ele perdeu a visão de um olho, no qual foi esfaqueado. Teve três ferimentos graves no pescoço. Uma mão está incapacitada, porque os nervos do braço foram cortados. E tem cerca de 15 outros ferimentos no peito e no torso”, detalhou Wylie. Outras informações a respeito do escritor, no entanto, não podem ser divulgadas por questões de segurança, já que Salman Rushdie segue em recuperação.

O autor do ataque foi o jovem americano de origem libanesa, Hadi Matar, de 24 anos. Ele foi detido no local e preso por tentativa de homicídio. Rushdie vivia nos Estados Unidos há anos depois que o aiatolá do Irã, Ruhollah Khomeini, o ameaçou de morte, em 1989. A perseguição se acirrou após a publicação do romance “Os Versos Satânicos”, considerado um insulto à religião por alguns muçulmanos.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer
Reveja as imagens do ataque de agosto:

+ DESTAQUES