COMPORTAMENTO
Foto: Reprodução Instagram

Escola da Flórida proíbe poema recitado na posse de Biden

A poesia de Amanda Gorman fala sobre racismo e traz mensagem de esperança aos jovens

Por: Júlia Castello
Da redação | 24 de maio de 2023 - 20:55
Foto: Reprodução Instagram

A escola da Flórida “Bob Graham Education Center” proibiu os leitores mais jovens de acessar o poema da escritora norte-americana, Amanda Gorman. Seu poema “The Hill We Climb” , foi recitado pela própria autora na posse do presidente atual dos Estados Unidos, Joe Biden.

De acordo com a organização “Florida Freedom to Read Project”, a escola decidiu retirar o poema, após o pai de dois alunos solicitar a remoção integral do texto de toda a instituição. Segundo documentos obtidos pela organização, o pai afirmou que o  poema continha “mensagens de ódio” indiretas.

Após a polêmica, a escola “Bob Graham Education Center” divulgou um comunicado afirmando que o poema continua ainda disponível na instituição e que apenas sua seção tinha sido modificada, da seção primária para a do ensino médio. “Foi determinado na escola que ‘The Hill We Climb’ é mais adequado para alunos do ensino médio”, argumentaram em nota.

Nas redes sociais, Amanda publicou o documento de solicitação da retirada do poema dela da escola. (Foto: Amanda Gorman/Instagram)

Já em um post nas redes sociais, Amanda Gorman lamentou a ação: “Escrevi The Hill We Climb para que todos os jovens pudessem se ver em um momento histórico”. Ela ainda acrescentou que as proibições de livros como essas estão aumentando nos Estados Unidos.

Críticas

A autora, que recebeu o título “National Youth Poet Laureate”, recebeu muitos elogios pelo poema, no qual Amanda se descrevia como “uma garota negra magra descendente de escravos” que “pode ​​sonhar em se tornar presidente, apenas para se encontrar recitando para um”. Aos 22 anos na época, ela foi o poeta mais jovem a se apresentar em uma posse presidencial.

A Flórida, onde o caso ocorreu, tem recebido duras críticas após o governador, Ron DeSantis, assinar uma lei que proibiu a instrução relacionada à identidade de gênero e orientação sexual do jardim de infância até a terceira série. A medida foi apelidada pelos opositores de “Não diga gay”.

Confira a leitura do poema:

Leia também:
Avanço da democracia não contém a censura de livros
Dispara a venda de livros de amor, alimentados por TikTok e tristeza pandêmica

+ DESTAQUES