Com dois gols do experiente Enner Valencia, seleção equatoriana estreia ganhando por 2x0 dos anfitriões do torneio
No estádio Al Bayt a seleção do Equador impôs bem cedo todo o seu favoritismo técnico. Aos 3 minutos de jogo os equatorianos tiveram um gol anulado pelo VAR, o que já demonstra o quanto a tecnologia será requisitada nesta Copa do Mundo. No primeiro tempo o Equador abriu vantagem de 2×0 antes mesmo dos 35 minutos iniciais, ambos os gols marcados por Enner Valencia, o primeiro de pênalti e o segundo de cabeça. Valencia, o jogador mais experiente dessa equipe com 40 anos, chega ao seu quinto gol em mundiais.
Apesar de contar com o apoio da torcida local, a seleção catari sentiu muito o ritmo de jogo emposto pelos sul-americanos e pouco conseguiu criar ofensivamente. Com uma defesa frágil e um goleiro nervoso, foi presa fácil nessa primeira partida.
A Copa do Mundo está estreando no Oriente Médio, e pela primeira vez o 1° gol do torneio foi de pênalti. Embora a qualidade técnica tenha ficado um pouco de lado, a partida foi movimentada e teve 6 cartões amarelos, VAR, gol anulado, gol de pênalti e gol de cabeça. Após vencer por 2×0, os equatorianos lideram o grupo A da Copa do Mundo.