Levantamento da agência Reuters indica que muitos querem fugir de recrutamento para a guerra; Biden fala em ato covarde de Putin
Levantamento feito pela agência de notícias Reuters, com base na procura por voos nos aeroportos russos, mostra o primeiro efeito da convocação de 300 mil reservistas para a guerra na Ucrânia, feito nas últimas horas pelo presidente Vladimir Putin. Ao que parece, a convocação anunciada em rede nacional de televisão estaria levando centenas de possíveis recrutados para a guerra a deixarem a Rússia às pressas.
De acordo com o levantamento, disparou a procura por voos sem volta, saindo da Rússia para vários destinos. E as passagens estão se esgotando rapidamente.
O site mais popular sobre pesquisa na internet, o Google Trends mostrou um grande aumento nas buscas de passagens pelo Aviasales, que é o site mais popular da Rússia para contratar viagens.
De acordo com a Aviasales, voos diretos de Moscou para destinos que dispensam a apresentação de visto de entrada para russos, estão esgotados. É o caso de voos diretos para Istambul, na Turquia, e Yerevan, na Armênia que tiveram grande procura nas últimas 24 horas. Também não há disponibilidade em voos com escalas e mais demorados.
O efeito colateral desse aumento de demanda é visto nos preços das passagens aéreas. Segundo o levantamento da Reuters, os voos mais baratos da capital russa para Dubai estão custando mais de 300.000 rublos, cerca de R$ 25 mil, o equivalente a cinco vezes o valor do salário médio mensal.
Para não gerar alarde, o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, esclareceu que a convocação de reservistas será limitada aos homens que têm experiência como soldados profissionais. Dessa forma, o ministro descartou a convocação de estudantes e de recrutas.