INTERNACIONAL
Associated Press

Direita vence eleição para constituintes no Chile

Conservadores terão amplo controle do processo para elaboração da nova Constituição

Por: Carlos Taquari
Da redação | 8 de maio de 2023 - 14:38
Associated Press

O Partido Republicano, liderado por José Antonio Kast, da ultradireita, foi o grande vencedor das eleições para escolha dos integrantes do conselho que vai redigir o texto da nova Constituição do Chile. Os republicanos terão 22 das 51 cadeiras do conselho. Junto com os demais partidos da direita e centro, esse bloco terá 33 cadeiras, o que significa um amplo domínio do processo.

O resultado também significa uma séria derrota para o presidente Gabriel Boris, a segunda sobre o mesmo tema. Em Setembro do ano passado, 62% dos eleitores rejeitaram a proposta de uma nova Constituição redigida pelos partidos de esquerda e defendida por Boric.

O bloco de esquerda e centroesquerda, que reúne os partidos que apoiam o presidente Boric, terá apenas 17 cadeiras. E os representantes dos indígenas, que na eleição anterior tiveram expressiva participação, agora só terão uma cadeira.
“ Milhões de chilenos foram as ruas para dar um sinal claro do rumo que desejam para o país”, declarou Kast, ao comemorar o resultado. E acrescentou: “Venceram as ideias do senso comum”.

Por sua vez, o presidente Boric pediu aos republicanos e seus apoiadores que trabalhem para construir amplos acordos: “O processo anterior fracassou porque não soubemos ouvir aqueles que pensam diferente. Pedimos aos republicanos que não cometam o mesmo erro”, disse Boric.

Leia também:

+ DESTAQUES