POLÍTICA
Warnock, ruim para Trump (Foto: capt. vídeo)

Democratas vencem disputa pelo senado na Geórgia e garantem maioria

Com o resultado, partido terá 51 cadeiras, para 49 dos Republicanos, vitória não prevista pelas pesquisas eleitorais e que atrapalha planos de Trump

Por: Carlos Taquari
Da redação | 7 de dezembro de 2022 - 10:37
Warnock, ruim para Trump (Foto: capt. vídeo)

O democrata Raphael Warnock foi reeleito como representante da Georgia no Senado norte-americano, batendo seu oponente republicano Herschel Walker. Com a vitória, o Partido Democrata passa a ter 51 cadeiras no Senado, para 49 do Partido Republicano e agora não depende mais do voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

As eleições em segundo turno, realizadas nesta terça-feira, foram necessárias porque nenhum dos dois candidatos teve mais de 50% dos votos, em novembro. O resultado foi mais um desastre para os Republicanos que, até dias antes das eleições, tinham pesquisas favoráveis e esperavam retomar o controle do Senado e da Câmara de Representantes, onde os democratas também garantiram maioria.
Outra derrota de Trump

Herschel Walker, um ex-atleta do futebol norte-americano, se junta a uma lista de candidatos republicanos, apoiados pelo ex-presidente Donald Trump, que foram derrotados nas eleições de Novembro. Trump esperava construir uma ampla base política para tentar conquistar a indicação do partido para disputar as eleições presidenciais, em 2024.

[leiaartigo]

Warnock, ruim para Trump (Foto: capt. vídeo)

+ DESTAQUES