Pelé recebeu homenagens em todo o mundo - unanimidade como um dos maiores esportistas da história
A morte de Pelé causou consternação internacional. Nas redes sociais, autoridades de diversos países prestaram homenagem ao ex-atleta brasileiro que conquistou o mundo com suas jogadas incríveis e com seu engajamento social fora de campo.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou no Twitter: “Para um esporte que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé, de origens humildes à lenda do futebol, é uma história do que é possível. Hoje, os pensamentos de Jill e os meus estão com sua família e todos aqueles que o amavam”, disse Biden.
Já o presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma postagem objetiva, mas muito profunda, com tradução em português, enaltecendo a importância de Edson Arantes do Nascimento. Macron escreveu “O Jogo. O Rei. A Eternidade”, a nova morada de Pelé.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também se manifestou nas redes sociais lembrando os grandes feitos de Pelé. “Graças ao seu talento e à sua classe, conseguiu deixar a sua marca mesmo nas gerações que não tiveram a sorte de o ver jogar. Hoje o mundo inteiro chora uma lenda chamada Pelé”.
O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, escreveu: “Pelé foi um dos maiores que já jogou o belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas. Nossos pensamentos estão com sua família e todos que o amavam e o admiravam”, concluiu.
As homenagens a Pelé vieram até mesmo da Nasa, a agência espacial norte-americana. Em um tweet, a agência declarou: “Destacamos o falecimento do lendário Pelé, conhecido por muitos como o rei do ‘jogo bonito’. Esta imagem de uma galáxia espiral na constelação Escultor mostra as cores do Brasil”, diz a mensagem.
A Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura também fez uma bonita homenagem ao ex-atleta brasileiro. Pelé era embaixador da Unesco desde 1994. “Lamentamos profundamente o falecimento de Pelé. Estendemos nossas condolências ao povo brasileiro e à família do futebol. Campeão do Esporte, desde 1994 trabalhou incansavelmente para promover o esporte como uma ferramenta para a paz. Ele fará muita falta”, diz a nota.
Encabeçada pela Liga de Futebol Profissional, entidade que organiza a Primeira Divisão, e seguida por clubes como Boca, River, Racing, Independiente e outros, o futebol argentino fez um minuto de silêncio para O Rei.
“Adeus, Rei. O futebol sempre lembrará de você”, diz a mensagem da LPF, que também postou fotos de Pelé com Maradona exaltando a união entre o futebol argentino e o brasileiro: “Hoje o céu está cheio de futebol e sorrisos. Sempre nos lembraremos deles”.
O site esportivo Goal.com postou uma frase de Pelé que resume este momento de homenagens e despedida.
“Um dia, espero que possamos jogar futebol juntos no céu” – mensagem de Pelé após a morte de Diego Maradona em 2020.”
E o site finaliza: “Aproveitem o jogo, lendas”.