SAÚDE
Pexels

Cuidado! Pare de levar o celular para o banheiro

Estudo identificou diferentes tipos de bactérias que costumam se instalar nos aparelhos

Da redação | 28 de abril de 2023 - 20:55
Pexels

Companheiro inseparável, seja no trabalho, no carro, na cama, na cozinha e até no banheiro, o celular acabou se tornando em acumulador potencial de bactérias. Ainda mais se for levado para o banheiro, onde os germes circulam pelo ar ou pelas superfícies.

Estudo realizado pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, identificou diferentes tipos de bactérias que costumam se instalar nos aparelhos celulares. Entre outras, a E.Coli, que provoca diarreia; o Staphylococcus, que infecta a pele; a Actinobacteria, que pode causar difteria ou tuberculose; e a Citrobacter, que pode causar infecções no trato urinário.

Para complicar esse quadro, muitos desses patógenos costumam ser resistentes a antibióticos. Isso preocupa os especialistas, uma vez que as bactérias mencionadas podem causar infecções intestinais, cutâneas e respiratórias, com graves consequências. Além disso, é preciso levar em conta que as pessoas costumam tocar em seus aparelhos centenas ou até milhares de vezes por dia.

Mesmo que os aparelhos sejam limpos com alguma regularidade, esses microorganismos voltam a se instalar, o que exige uma higienização regular. Os telefones contém plástico, que pode abrigar e transmitir diversos tipos de vírus. Alguns, incluindo o vírus da gripe, podem sobreviver em superfícies plásticas por até uma semana.

Nos Estados Unidos, a Comissão Federação de Comunicações emitiu um alerta, recomendando que os aparelhos celulares sejam higienizados diariamente. O ideal é usar toalhas ou sprays que contenham álcool. Não se deve borrifar álcool ou desinfetantes diretamente no aparelho. Qualquer líquido deve ser mantido longe dos pontos de conexão ou aberturas. Por isso, a limpeza deve ser feita com panos. Ainda nos EUA, os centros de controle e prevenção de doenças também divulgaram alertas recomendando a higienização constante dos aparelhos.

Uma vez que a maioria das pessoas acaba não fazendo a limpeza diária, um primeiro passo para manter o aparelho, razoavelmente limpo, é evitar levá-lo para o banheiro, um ambiente bastante contaminado.

Leia também:
EUA pedem extradição de espião russo que se passou por brasileiro
Pesquisadores criam primeira modelo 3D hiper-real

+ DESTAQUES