ECONOMIA

Comprar uma vila na Espanha, sonho ou pesadelo?

O local fica na fronteira com Portugal e a três horas de carro de Madrid 

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 10 de novembro de 2022 - 17:20

Para quem já imaginou ser proprietário de uma vila na Espanha, esta é a oportunidade: Salto de Castro, está à venda por apenas 260 mil euros, cerca de 1,4 milhão de reais. A vila tem 44 casas, um hotel, uma escola, uma piscina pública e até espaço para abrigar uma guarda civil.

O local está situado na província de Zamora, noroeste da Espanha, fronteira com Portugal, a apenas 3 horas de carro de Madri.

Claro que a um preço tão baixo como esse, a vila tem muitos problemas. Para começar, não tem habitantes. Salto de Castro foi abandonada há mais de três décadas.

Vila na Espanha.

Salto de Castro: compra vai exigir milhões de euros em investimentos para melhorias.

O proprietário atual comprou o espaço com a intenção de construir um hotel, mas as sucessivas crises econômicas na Europa travaram seus planos. Além do fato de que transformar o local num ponto turístico iria exigir enormes investimentos, com uma longa perspectiva de retorno.

Assim que a oferta de venda de Salto de Castro foi divulgada no site Idealista, mais de 50 mil pessoas entraram para pesquisas sobre o local, a maior parte da Rússia, França, Bélgica e Reino Unido. Desse total, algumas centenas deixaram perguntas relacionadas com o estado dos imóveis, energia elétrica e água potável.

A empresa que representa o proprietário e está encarregada da venda é a Royal Invest, que está recebendo as propostas.
Quem se arriscar na compra terá que fazer um investimento de cerca de 2 milhões de euros ou quase 11 milhões de reais para recuperar os imóveis, incluindo o hotel e instalações para atrair os turistas.

Salto de Castro foi construída por uma empresa de geração de energia elétrica para abrigar as famílias dos trabalhadores que construíram um reservatório na década de 1950. Mas os habitantes se mudaram na década de 80, deixando a vila totalmente abandonada.

A fronteira entre Espanha e Portugal é uma área de pouca vegetação, exposta a secas prolongadas e terras difíceis de serem cultivadas.

Leia também:
Rei Charles inaugura a primeira estátua póstuma da rainha Elizabeth II

+ DESTAQUES