COMPORTAMENTO

Como estar de bem com a vida quando a idade avança

Centenários contam suas experiências. Acima de tudo, o bom humor é fundamental

Por: Carlos Taquari
Da redação | 21 de fevereiro de 2023 - 21:55

Enfrentar as dificuldades que a passagem do tempo traz não é, de longe, uma tarefa fácil. Algumas pessoas conseguem chegar aos 100 anos ou mais com uma certa alegria. Para saber qual é o segredo delas, o jornal The Guardian ouviu 100 centenários. Nesse espaço, apresentamos apenas alguns deles, mas quem quiser saber mais basta entrar no link do jornal que inserimos abaixo.

Edward Toms, 102 anos, Coronel do Exército britânico, diplomata e escritor
Kent, Inglaterra

“Esteja sempre disposto e alegre, tenha senso de humor e a capacidade de rir de si mesmo. Apaixone-se e desfrute da satisfação natural do sexo. Nunca se aborreça, porque a vida pode oferecer muitas alegrias”.

Dorothy Marley, 102 anos, Secretária Executiva
Toronto, Canadá

“Tente viver cada dia sem magoar ninguém. Sinta-se bem consigo mesmo. Acima de tudo, ter senso de humor não faz mal a ninguém”.

Fernando Cavia Escudero, 101 anos , Produtor de vinho
Madri, Espanha

“Eu leio todos os dias. Quando a gente lê, aprende coisas novas e desperta a curiosidade. Não fica preguiçoso, como um tolo. É preciso ser paciente e evitar o stress. Seja humilde.”

Virginia Ballon, 101 anos , Professora de escola infantil
Lima, Peru

“Dance muito, evite stress e lembre-se de que todos os problemas têm solução. Se o seu marido não presta, diga: Adeus! As mulheres podem viver sozinhas muito bem e a liberdade não tem preço. Tive dois divórcios e sobrevivi muito bem”.

George Watkeys, 101 anos, Oficial da Força Aérea Britânica
Glamorgan, País de Gales

Uma dose de whisky a cada dia. Vá para a cama cedo. Cante e passeie. Se aparecer alguma boa oportunidade, agarre. Tente tirar o máximo de cada dia.

Blanche Fromenton, 102 anos, Babá e vendedora
Bedfordshire, Inglaterra

“Sempre fui atleta. Mantenho uma dieta saudável e nunca consumi bebidas alcoólicas. Cuidado com dinheiro. Compre só o que precisa e não o que deseja. Durma bem.”

Angela Redgrave, 105 anos, Dançarina e diretora de escola de dança
Bristol, Inglaterra

“Minha filha, atualmente, dirige a escola e eu gosto de acompanhar tudo o que acontece por lá. As meninas fazem vários testes e quero saber como foram. Simplesmente, me interesso por tudo que está acontecendo. E, claro, tomo minhas pequenas doses, no cair da tarde”.

Christina Smith, 100 anos, Proprietária de padaria
Perthshire, Escócia

“Tive sorte de ter uma vida social bastante ativa. Vou à igreja todos os domingos. Como sempre me movimentei muito, posso comer o que tenho vontade o que recomendo para qualquer pessoa. E também sou chegada num conhaquinho”.

Sybil Nash, 100 anos, Conselheira no condado
Gloucestershire, Inglaterra

“Seja sempre agradável e não julgue as pessoas pela primeira impressão. Nunca se mostre intolerante. Viva a vida da melhor forma e faça o que for possível pelos outros. Se tiver oportunidade de viajar, não perca”.

Colin Bell, 101 anos, Oficial da Força Aérea Britânica, 101
Kent, Inglaterra

“A verdade é que viver uma vida longa é uma questão de sorte, depende dos genes que herdamos. No meu caso, é uma combinação moderada de álcool, exercícios e do amor das mulheres que tive – com algumas exceções…”

Martha Ferreira Jiménez, 100 anos, Professora de Inglês
Montevidéu, Uruguai

“Toda a minha vida li muito, livros e jornais e continuo fazendo isso todas as manhãs. Acredito em Deus e tenho um acentuado senso de humor”.

Martha Van Coillie, 105 anos, Gerente de Farmácia
Flanders, Bélgica

“Minha paixão por exercícios me levou a percorrer o mundo. Eu adoro caminhar e meus pés vibram diante da alegria que isso me traz. Tenho uma música favorita, que canto todos os dias: Tout Va Très Bien, Madame la Marquise. Cantar ajuda muito contra as adversidades”.

As profissões mencionadas são aquelas que eles exerceram ao longo da vida. Se você gostou dessas histórias, tem muito mais no The Guardian:

https://www.theguardian.com/science/2023/feb/18/100-centenarians-100-tips-for-a-life-well-lived

Leia também:
Geração Z, a mais estressada no ambiente de trabalho
Novo implante ajuda a amenizar os efeitos do derrame

+ DESTAQUES