Perder o entusiasmo com a rotina da profissão é mais comum do que se imagina, mas tem solução
Depois de muito esforço, finalmente a pessoa consegue o emprego dos seus sonhos. Entretanto, com o tempo, acaba perdendo o entusiasmo. A perda da paixão pelo trabalho ou, pela profissão de forma mais ampla, pode ser esporádico ou frequente para algumas pessoas. Esta sensação, que pode levar muitos a desistirem, é comum e por isso foi estudado pela professora de Psicologia da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, Patricia Chen.
Para descobrir os mistérios pela perda de interesse profissional por algo que se gostava ou sempre se almejou, Chen pesquisou 316 alunos de graduação de várias disciplinas acadêmicas. Entre outros dados, ela perguntava se eles ainda gostavam do assunto que tinham escolhido para se formar.
Por meio de centenas de repostas, e questionários elaborados, a pesquisadora conseguiu definir em um artigo científico algumas dicas de como melhorar esta situação:
Para além da vida profissional, a profissão que se escolhe ou a área que se decidiu estudar deve ser vista não apenas como algo nesta esfera da vida. Pode ser útil pensar em maneiras pelas quais aquele conhecimento teórico adquirido ajudaria a pessoa a se desenvolver na área pessoal.
Independente de como seu conhecimento específico foi adquirido, um curso superior ou experiência de trabalho, também é fundamental olhar a importância da área de atuação para entender o mundo e, como ele pode beneficiar outras pessoas.
Diferente do que se possa pensar, a perda da paixão pelo trabalho pode ser o empurrão necessário para se aprofundar no assunto com que se trabalha. Estudar novos elementos da área pode se tornar uma tarefa difícil. Ao conclui-la, a recompensa pelo esforço vai ter valido a pena.
Para o caso de estudantes, a chama para reacender a paixão pela profissão escolhida é colocar em prática o que foi aprendido e ganhar experiências. Chen conta que muitos dos alunos entrevistados ganharam entusiasmo ao entrar em vagas de estágio ou trabalhando na área.
O acompanhamento durante a busca para recuperar o gosto pela profissão, pode ser tanto de mentores como de amigos. Estar perto de pessoas que inspiram, tende a motivar mais os indivíduos a seguir com seu trabalho ou profissão.
Apesar das dicas acima parecerem muito óbvias, Chen sugere, por meio da pesquisa, que pessoas que possuem a mentalidade adequada para realmente realizar estas ações, são minoria. Ou seja, não adianta apenas entender como se pode voltar a gostar do seu trabalho. É necessário agir, praticar e assim, ser beneficiado pelo objetivo final que é: reacender a paixão perdida.