INTERNACIONAL
Republicanos elegem presidente da Câmara e Trump lança candidatura

Republicanos elegem presidente da Câmara e Trump lança candidatura

Desafiando setores do Partido Republicano, que apoiam lideranças mais jovens, Trump anuncia que estará na disputa presidencial em 2024

Por: Carlos Taquari
Da redação | 15 de novembro de 2022 - 21:55
Republicanos elegem presidente da Câmara e Trump lança candidatura

O ex-presidente Donald Trump lançou sua candidatura para as eleições presidenciais de 2024, apesar da oposição de importantes lideranças do partido. O anúncio foi feito após as sérias derrotas sofridas pelo Partido nas eleições de meio mandato, quando os republicanos esperavam conquistar maioria no Senado e não conseguiram, além de perderem os governos locais em vários Estados, prometendo uma “maré vermelha”, que não aconteceu.

“Com o objetivo de ver a América grande e gloriosa novamente, eu anuncio esta noite a minha candidatura à presidência dos Estados Unidos”, disse Trump a uma centena de apoiadores reunidos em sua residência de Mar-a-Lago, na Flórida.

A decisão o coloca em confronto aberto com setores do Partido Republicano que o responsabilizam pelas derrotas sofridas nestas eleições. Esses setores entendem que o partido precisa abrir espaço para novas lideranças, como o governador reeleito da Flórida, Ron DeSantis.

Câmara de Representantes 

Com 217 cadeiras asseguradas, faltando apenas uma para o total de 218 que garante a maioria na Câmara dos Representantes, o Partido Republicano elegeu ontem o deputado Kevin McCarthy como presidente da casa. McCarthy era, até as eleições, o líder do partido na Câmara e, agora, espera ocupar o lugar que era de Nancy Pelosi, a democrata da Califórnia.

McCarthy recebeu 188 votos de seus colegas na Câmara, mas terá de esperar até o início dos trabalhos legislativos, em Janeiro, quando terá de contar com o apoio majoritário dos prováveis 218 membros do Partido, considerando-se a provável vitória dos republicanos.

Salvo uma eventual e, nesta altura, improvável surpresa – os democratas chegaram a apenas 205 cadeiras, dependendo de 13 para alcançar a maioria – o Partido Republicano promete transformar a casa numa trincheira contra o governo do presidente Joe Biden. Mesmo que tenham conseguido apenas a menor vantagem em número de cadeiras, na Câmara, nos últimos 90 anos. O controle da Câmara pela oposição republicana deve representar sérias dificuldades para Biden, especialmente no que se refere a projetos relacionados com o meio ambiente e à concessão de benefícios sociais.

Leia também:
■ Gigante Amazon planeja cortar 10 mil funcionários nesta semana
■ Tom Brady corta Gisele Bündchen de sua rede social 

Apesar do quadro favorável aos republicanos, Nancy Pelosi disse que ainda tem esperanças e revelou que seus companheiros de partido insistem para que ela tente se manter na presidência da casa.

Como contraponto a essa provável vitória dos republicanos, os democratas conseguiram manter a maioria, também estreita, no Senado. O partido já tem 50 cadeiras e pode garantir a maioria de 51 com o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris. E pode chegar a 52 com o segundo turno na Geórgia, em 6 de dezembro.

Republicanos elegem presidente da Câmara e Trump lança candidatura

+ DESTAQUES