É muito difícil encontrar uma pessoa que não conheça alguém cujo celular foi roubado ou furtado. Os especialistas em segurança virtual dizem que, sempre que possível, os ladrões tentam obter o dispositivo desbloqueado para recuperar as senhas dos app financeiros e realizar fraudes, roubos. Quando não conseguem, acabam forçando a vítima a desbloquear o aparelho.
Então o que fazer para preservar os dados do seu smartphone?
O primeiro passo é falar com a operadora do celular para bloquear o chip e o e-mail conectado ao aparelho, para que ninguém possa ativar o dispositivo. O segundo passo é avisar as instituições financeiras e bloquear todas as transações. O terceiro é remover todos os dados do aparelho remotamente através do iCloud ou painel do Google. Sim, isso é possível. Por último, altere todas as senhas e desconecte todos os dispositivos que estão autenticados nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp.
Foi roubado ou furtado? Calma. Não é o fim do mundo. Você tem algumas tarefas para garantir a sua segurança virtual. Acompanhe as dicas abaixo:
- Apague os dados do celular. Se for Android, acesse o endereço com/find, insira login e senha e clique em “apagar dispositivo”. Para iPhone, icloud.com, insira login e senha, localizar iphone e clique em “apagar dispositivo”
- Bloqueie o IMEI, que é o número de identificação do celular. Ligue para a sua operadora, informe o incidente e peça o bloqueio do IMEI para paralisar as funções do aparelho
- Ligue para o banco e comunique o incidente. Peça também a remoção dos cartões salvos no aparelho.
- Troque as senhas de acesso ao ID do Google ou Apple
- Desconecte as contas de aplicativos instalados no celular
- Registre um boletim de ocorrência
Outros cuidados:
- Utilize senhas complexas, que misturem letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais
- Evite deixar senhas salvas no aparelho, em bloco de notas ou e-mail
- Evite o autocompletar de senhas
- Para maior segurança nas senhas, evite utilizar datas, nomes comuns e placas de carro
- Não anote suas senhas, memorize-as
- Não utilize a mesma senha para diversos serviços
- Mude periodicamente suas senhas
- Não compartilhe suas senhas com ninguém
- Se possível, utilize chaves de autenticação externas
- Configure a autenticação em dois fatores; se possível, evite que a segunda camada seja via SMS
- Não armazene imagens de cartões bancário