MEIO AMBIENTE
Stallone, Kardashian e Hart, na mira da "patrulha da água". (Foto: reprodução/redes sociais)

Celebridades desperdiçam água e são alvo de patrulha nos EUA

Lista de infratores inclui nomes de atores e influenciadores, como Kim Kardashian e Sylvester Stallone

Por: Mario Augusto
Da redação | 16 de setembro de 2022 - 12:09
Stallone, Kardashian e Hart, na mira da "patrulha da água". (Foto: reprodução/redes sociais)

A Califórnia enfrenta há 3 anos secas rigorosas e forte redução no nível dos reservatórios, o que tem levado a administração local a adotar medidas restritivas para limitar o consumo de água per capita. Cada californiano está sendo orientado a usar, no máximo, 208 litros de água por dia.

Dessa forma, encher uma banheira que consome mais de 100 litros de água ou molhar as plantas e o jardim todos os dias são medidas extremamente impopulares (e não recomendadas) em momento de crise hídrica.

Por isso, a concessionária municipal de água da Califórnia aperta o cerco contra os esbanjadores de água. A companhia vem realizando blitze em condomínios fechados para conscientizar os moradores sobre a necessidade do uso racional da água.

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida

O grupo de agentes chamado de “polícia da água” não só alerta quando o consumo está fora de controle, mas apresenta soluções para reduzir o consumo nas residências. Uma delas é a instalação de um dispositivo para reduzir a pressão dos chuveiros daqueles consumidores que gastam mais água do que deveriam.

Consumo acima da média
Crise hídrica força americanos a reduzir consumo de água. Foto (Pexels).

Crise hídrica força americanos a reduzir consumo de água. Foto (Pexels).

Em um bairro de altíssimo padrão na Califórnia, mais de duas mil pessoas foram colocadas em uma lista de infratores da água. Entre eles, estão celebridades como os atores Sylvester Stallone e Kevin Hart, além da influencer Kim Kardashian.

Todos eles ultrapassaram em mais de 150% o teto do consumo de água determinado pelas autoridades locais. Quando o sinal de alerta é ligado, a “polícia da água” entra em cena.

Antes de multar os agentes enviam avisos em série para que os consumidores reduzam o consumo. Quando os alertas são ignorados por cinco vezes e o consumo não diminui, a companhia de água instala o redutor de fluxo por duas semanas. Até o momento foram instalados redutores de pressão em 70 casas da região.

Foi o que aconteceu na mansão do comediante Kevin Hart. Os técnicos instalaram o redutor de pressão no cano principal do medidor de água da casa. Com o sistema instalado, a pressão diminuiu e o comediante já não pode fazer a graça de usar mais de uma torneira ao mesmo tempo, por exemplo, não pode ligar a máquina de lavar roupas e usar a pia para lavar a louça do jantar.

No caso da empresária e influencer Kim Kardashian, ela se comprometeu a cortar e a substituir a grama do jardim para reduzir o gasto de água com irrigação.

Sylvester Stallone também entrou na mira da patrulha da água e se comprometeu a reduzir o consumo de água. O ator não está mais regando as gramíneas e deixou de molhar também as mais de 500 árvores que precisam de água em sua propriedade.

Gramado verde, mau sinal

Uma das tarefas da patrulha da água é visitar condomínios luxo e ver se encontram piscinas com vazamentos, aspersores contrabandeados e gramados excessivamente verdes.

Isso mesmo. Se o gramado estiver muito verde, é sinal de que o morador está claramente desrespeitando a recomendação de regar o jardim somente uma vez por semana. Na Califórnia, a irrigação ao ar livre é responsável por 70% do consumo de água.

Para forçar a redução de consumo, a patrulha da água instala um redutor de pressão como este. Foto: Reprodução/Internet.

Para forçar a redução de consumo, a patrulha da água instala um redutor de pressão como este (Foto: Reprodução/Internet)

Por causa das medidas restritivas, muitos gramados estão morrendo ou apresentam a coloração marrom. Uma saída encontrada por alguns moradores é investir em grama sintética, outros preferem pintar a vegetação morta de verde.

Os moradores não estão contentes com as medidas restritivas, mas compreendem que elas são necessárias. A prioridade da concessionária é garantir que não falte água para beber, cozinhar, tomar banho e combater incêndios florestais que se intensificam em períodos de estiagem profunda.

Um oficial de comunicações da companhia de água esclarece que os californianos precisam repensar o uso da água. Segundo ele, mesmo que as pessoas possam pagar mais pela água, o consumo excessivo afeta toda a coletividade, porque a oferta é muito limitada. “Você quer um gramado verde esmeralda? Ou quer ter água suficiente para cozinhar, limpar e tomar banho?”, desafiou o especialista.

Stallone, Kardashian e Hart, na mira da "patrulha da água". (Foto: reprodução/redes sociais)

+ DESTAQUES