FBI adverte para o risco de usar carregadores de celulares em shoppings e aeroportos
O FBI, a polícia federal norte-americana, divulgou um alerta sobre o risco de utilizar estações públicas para carregar celulares, laptops ou tablets em shoppings, aeroportos e outros locais públicos. Segundo o Departamento Federal de Investigação (FBI), criminosos colocam vírus nos carregadores e assim conseguem roubar todas as informações dos aparelhos plugados na tomada. Em locais públicos que forem considerados seguros, os usuários foram alertados para utilizar seus próprios cabos USB e plugues de carregamento.
“Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers. Os hackers descobriram maneiras de usar portas USB públicas para introduzir vírus e software de monitoramento nos dispositivos. Leve seu próprio carregador e cabo USB e, em vez disso, use uma tomada elétrica,” de acordo com o comunicado oficial do FBI.
Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T
— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023
O FBI não apontou para nenhum caso específico de dano causado pelo compartilhamento de cabo, mas afirmou que tem sido recorrente o roubo de informações em carregadores públicos, especialmente em locais com grande fluxo de pessoas. A Comissão Federal de Comunicações também alertou sobre o “juice jacking”, como é conhecido o esquema de golpes por carregadores públicos, desde 2021.
No ano passado a Comissão Federal de Comunicação dos EUA também alertou para o consumo de cabos USB compartilhados. A CFC disse na época aos consumidores que por meio de software os hackers conseguem sequestrar usuário e senhas. E concluiu pedindo para as pessoas evitarem as estações públicas.