Computadores que controlam o espaço aéreo entraram em pane. Há suspeitas de um cyberataque. Milhares de vôos foram suspensos ou cancelados
O sistema de tráfego aéreo do Canadá sofreu uma interrupção semelhante à que gerou caos nos EUA nesta quarta-feira. A Nav Canada, provedora dos serviços de navegação aérea no país, divulgou uma nota reconhecendo a falha no sistema enquanto as companhias aéreas norte-americanas tentavam restabelecer o serviço normal.
“O sistema de entrada NOTAM canadense da Nav Canada está passando por uma interrupção que afeta os NOTAMs recém-emitidos e estamos trabalhando para restaurar a função.”
Mais tarde, A Nav Canada divulgou uma nova declaração indicando que o sistema de tráfego aéreo já havia sido restabelecido.
Apesar da coincidência, a Nav Canada disse que está investigando a causa da interrupção, mas informava não acreditar que a pane no sistema tivesse relação com a interrupção ocorrida nos Estados Unidos.
Os voos do Canadá foram parcialmente afetados pela interrupção nos EUA, que se estendeu ao longo de toda a quarta-feira..
O Aeroporto Pearson de Toronto registrou 22% de voos atrasados, com interrupções semelhantes relatadas em Montreal. 118 voos da Air Canada foram listados como atrasados nos painéis de informação e, pelo menos três voos, foram cancelados, segundo dados da FlightAware.
As viagens aéreas dos EUA foram interrompidas pela falha do sistema de Aviso de Missões Aéreas (NOTAM) da Administração Federal de Aviação, forçando uma parada total da aviação doméstica na manhã de quarta-feira.
Uma pane nos computadores da Federal Aviation Administration, a agência que controla o uso do espaço aéreo nos Estados Unidos, gerou caos e provocou a suspensão de voos em todos os aeroportos do país. Milhares de voos nacionais e internacionais foram suspensos e só começaram a ser liberados, aos poucos, horas depois.
Pelo menos 3.700 voos deixaram de decolar até o início da manhã da quarta-feira e 640 foram cancelados. As liberações começaram pelos aeroportos de Newark, em Nova York, e Atlanta, na Geórgia. Mais de 20 mil voos estavam programados para decolar hoje dos EUA, dos quais cerca de 2 mil internacionais. Ao longo de todo o dia o tráfego aéreo deve sofrer transtornos nesta quarta-feira.
As autoridades aéreas e de segurança investigam a hipótese de um cyberataque. Embora um porta-voz da Casa Branca tenha dito, inicialmente, que não havia evidências de um ataque de hackers, mais tarde o presidente Joe Biden disse ter solicitado uma investigação ao Departamento de Transportes, para determinar a causa da pane nos computadores da FAA.