COMPORTAMENTO
Nós temos, em média, cinco relações de confiança na vida

Cada pessoa tem, em média, apenas 5 relações de confiança na vida

Ao longo dos anos, o número de pessoas em quem se pode confiar diminui de forma drástica

Por: Daiana Rodrigues Pereira
Da redação | 22 de novembro de 2022 - 21:55
Nós temos, em média, cinco relações de confiança na vida

Ter pessoas em quem confiar é essencial para viver de forma plena e resiliente. Pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que o indivíduo considerado confiável é aquele que consegue ser um bom ouvinte e pratica a lealdade. A comunicação também entra como outro ponto chave na relação duradoura.

O levantamento conduzido pela OnePoll, agência internacional de pesquisa de mercado, feito com 2.000 americanos, apontou que 3/4 dos entrevistados concordam que parcerias fortes ajudam a simplificar as complexidades da vida (74%). Essas pessoas podem fazer parte do círculo de amigos, familiares, vizinhança e até mesmo os médicos. Quase 1/3 tem uma das parcerias fortes obtidas no ambiente de trabalho (31%).

Leia também:
Uma boa ação pode ter mais impacto do que se imagina
‘Devastadora’, ‘baque’, ‘golpe mundial’, diz mídia argentina sobre derrota

Americanos mais gratos

Ainda segundo a pesquisa, sete em cada dez participantes se sentem mais gratos pelas pessoas em suas vidas (71%). A pandemia pode ter influenciado no dado, já que a sociedade passou a dar mais importância às relações humanas após tantas perdas pela covid-19.

De acordo o estudo Friends: understanding the power of our most important relationships” (amigos: compreendendo o poder de nossos relacionamentos mais importantes) feito pelo professor e vice-diretor do Centro de Evolução Cultural da Universidade de Estocolmo, Johan Lind, na Suécia, o baixo número de relacionamentos duradouros se dá por serem relações muito custosas.

O professor explica que dedicamos 40% do nosso tempo social a essas pessoas durante a vida. E essa dedicação não se baseia em encontros pessoalmente. São relações que exigem constância, atenção, manejo de informações abstratas ligadas a sentimentos e relações não factuais. Ou seja, uma atenção especial para uma questão muito importante: a reciprocidade.

Relações de confiança

Relações saudáveis e de confiança dependem de vários fatores, principalmente, reciprocidade. (Foto: Freepik)

Benefícios de uma relação confiável

A amizade duradoura e confiável oferece diversos benefícios para o bem-estar do ser humano. Existem pontos positivos até mesmo em aspectos hormonais. Segundo a etologista Lauren Brent, da Universidade Exeter, na Inglaterra, “a amizade está associada a todo tipo de substâncias químicas em nosso corpo que nos fazem sentir bem, como a serotonina e a dopamina, que são a forma como nosso cérebro nos recompensa por comportamentos que são bons para nós”, disse Brent em entrevista ao jornal espanhol El País.  

Nós temos, em média, cinco relações de confiança na vida

+ DESTAQUES