INTERNACIONAL

Quem é o homem que tentou assassinar Christina Kirchner?

Ele alugava um cômodo num bairro pobre e apresentava sinais de desequilíbrio mental

Da redação | 1 de setembro de 2022 - 23:20

Há oito meses, Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, que tentou disparar um revólver contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kircher, morava num cômodo alugado no bairro de Villa Concepción, na periferia de Buenos Aires. Os vizinhos contam que, entre outras atividades, costumava vender algodão doce, que também tentava trocar por alimentos.

Um dos vizinhos, Leandro, conta que há poucos dias o viu o homem caminhando pelas ruas, cabisbaixo, e dizendo: “Quiero matar al perro” (“Quero matar o cachorro”) que ficava repetindo insistentemente. O detalhe, segundo o vizinho, é que não havia nenhum cachorro por perto.  Ele não tinha emprego fixo, dizia possuir dois automóveis, mas ao mesmo tempo vendia algodão doce na praça do bairro. Em 2021, quando a polícia o deteve por dirigir um carro sem licença e portar uma faca, ele disse que trabalhava para uma empresa de telefonia. Nascido no Brasil, de pai chileno e mãe argentina, Fernando Andrés Sabag Montiel mora na Argentina desde 1993, quando tinha 6 anos.

Após a tentativa de assassinato da vice-presidente, ele foi preso pelas seguranças da vice-presidente.  A polícia esteve no local que ele alugava. Os policiais revelaram que o local estava bastante sujo e havia vários objetos amontoados. Foram apreendidos um computador e caixas com 100 balas para uma pistola de 9mm. A polícia também revelou que o homem tem no corpo várias tatuagens de inspiração neonazista.

O vídeo abaixo mostra o instante em que a ex-presidente e atual vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, teve uma arma apontada contra seu rosto. Ela chegava à sua casa, no bairro nobre da Recoleta, em Buenos Aires. Nas imagens da Televisión Púplica — TVP –, o homem parece tentar atirar, mas pistola, segundo a polícia, não foi disparada, ou por falha ou mau manejo..

Nas redes sociais, Sabag Montiel adota o apelido de Salim e faz publicações também de cunho radical.

Clique abaixo e veja as imagens da TV Pública argentina.

A principio, pensou-se que a arma fosse réplica. Mas a polícia confirmou que era uma pistola Bersa 380 real e com o “pente” totalmente carregado de balas.

Fernando Sabag Montiel, que tentou assassinar a vice-presidente, em foto publicada pelos jornais argentinos, provavelmente capturada de redes sociais

Pistola Bersa 380, usada na tentativa de assassinato contra a vice-presidente da Argentina (Foto: Polícia Argentina)

+ DESTAQUES