INTERNACIONAL

Atirador invade escola e mata 15 pessoas na Rússia

As vítimas fatais são nove crianças e seis adultos, incluindo dois seguranças e dois professores. Motivo do ataque ainda não é conhecido.

Por: Mario Augusto
Da redação | 26 de setembro de 2022 - 08:12

Um atirador armado com duas pistolas e farta munição invadiu uma escola na cidade de Izhevsk, a 970 quilômetros de Moscou, e matou 15 pessoas. Entre as vítimas fatais estão nove crianças, dois professores e dois seguranças. Outras 24 pessoas ficaram feridas, a maioria estudantes da escola.

A identidade do agressor já foi revelada. Trata-se de Artem Kazantsev, um ex-aluno de escola, de aproximadamente trinta anos. Ele matou primeiro dois seguranças e depois disparou contra alunos e professores da escola.

A polícia investiga suspeitas de ligações do atirador com movimentos neonazistas. Neste momento, os investigadores realizam buscas na casa do acusado, analisando o perfil psicológico de Kazantsev para traçar a personalidade do atirador.

O Comitê de Investigação da Rússia, que investiga o crime, informou que o atirador usava uma balaclava para encobrir o rosto e uma roupa preta com o símbolo vermelho da suástica.

Sobreviventes relataram às autoridades momentos de pânico durante o ataque. Assim que a polícia chegou o prédio foi esvaziado. Além das vítimas mortas e feridas os policiais encontraram o atirador já sem vida. Ele teria se suicidado.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer

O representante do governo local decretou luto de três dias para lembrar as vítimas do atentado.

A escola fica no centro de Izhevsk, uma cidade que tem 650 mil habitantes, ao leste da Rússia, na região da Udmúrtia.

No ano passado a Rússia registrou outros tiroteios em escolas. Em maio de 2021, um adolescente armado invadiu uma escola e matou sete crianças e dois adultos na cidade de Kazan. Em abril deste ano, um homem armado matou duas crianças e uma professora em um jardim de infância na região central de Ulyanovsk.

+ DESTAQUES