Nova tecnologia apontou diversos tipos de infecção antes que elas se instalassem no organismo
A descoberta foi feita pela Defense Innovation Unit, unidade de inovação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e, a princípio, estava destinada a proteger os integrantes das forças armadas do país.
Um dos responsáveis pela descoberta, Jeff Schneider, explicou que o aplicativo, denominado Rapid Assessment of Threat Exposure (RATE) pode ser instalado em diferentes tipos de acessórios, como relógios e pulseiras, funcionando como um dispositivo de alerta permanente, ao menor sinal de infecção.
Segundo Schneider, o dispositivo começou a ser desenvolvido durante a pandemia da Covid, mas desde então já foi utilizado para detectar diversas outras doenças infecciosas, com até sete dias de antecedência. Inicialmente, o RATE foi instalado em relógios ou brincos, mas os pesquisadores estão trabalhando para que possa ser instalado em outros acessórios.
A tecnologia utiliza recursos da biometria, combinados com um poderoso algoritmo capaz de detectar até mesmo os casos assintomáticos, de acordo com um estudo publicado pela revista Scientific Reports.
Numa etapa inicial, o dispositivo será instalado em relógios de 4.500 soldados e oficiais do setor de Comando de Combate Aéreo e, em seguida, o programa de prevenção será estendido a outros setores do Departamento de Defesa. “A tecnologia, finalmente, trouxe um produto que que vai aumentar a garantia de saúde e bem-estar para um grande número de pessoas”, afirmou o comandante da unidade, Christopher Gradel.
A empresa Phillips, que participou do desenvolvimento do dispositivo, já anunciou a intenção de licenciar a produção para outros setores, além dos relacionados com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.