COMPORTAMENTO

Amizades valem mais do que alguns “likes” no Instagram

Estudo mostra que esperar alguns retornos é normal, mas... sem exageros

Por: Júlia Castello
Da redação | 10 de fevereiro de 2023 - 21:55

A frequência de curtidas que a pessoa dá nas suas fotos ou ao contrário, diz muito sobre sua amizade. É o que mostrou um novo estudo da Universidade de Bath, na Inglaterra. A pesquisa, que contou com 201 pessoas de vários países, como Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Irlanda, Austrália e Canadá, buscou mapear a reciprocidade direta de curtidas no Instagram.

(Foto: FreePik)

Quanto mais próximo for da pessoa, menos se cria expectativa e busca de aprovação por meio das curtidas na rede social. Diferente dos “conhecidos”, amigos íntimos podem ficar sem curtir uma postagem, sem criar um desconforto emocional. Já pessoas menos próximas, o comportamento de curtidas se torna uma situação de reciprocidade. Se o outro curtiu a minha última postagem, mais dispostos a pessoa fica de retribuir a curtida no futuro. O contrário, também ocorre.

“Os conhecidos não têm as mesmas obrigações sociais uns com os outros como amigos íntimos, então eles tendem a espelhar os comportamentos uns dos outros. Receber uma curtida de um conhecido aciona nossa norma de reciprocidade, então é mais provável que retribuamos a gentileza. No entanto, se esse conhecido não gostou do nosso post anterior, provavelmente faremos o mesmo e simplesmente ignoraremos seus posts futuros”, explica uma das responsáveis pela pesquisa, a Dra. Kseniya Stsiampkouskaya.

O impacto dos likes

Os resultados do estudo, que foram publicados na revista científica “Journal of Computer Mediated Communication”, comprova que as curtidas geram emoções nas pessoas. Ao ter uma postagem curtida, se cria uma aprovação social do que foi postado, gerando entusiasmo, ou mesmo tristeza com a falta dela. Para além disso, demonstra como os comportamentos do usuário do Instagram se modificam em diferentes níveis de relacionamento.

(Foto: Pexels)

Importância da pesquisa

Para a pesquisadora, o estudo pode ajudar a contribuir em duas frentes. A primeira, na criação de estratégias de engajamento mais eficazes por marcas e empresas de mídia social. Fortalecendo o objetivo das plataformas, como o Instagram, que é de exatamente conectar pessoas e fornecer oportunidades para a construção e manutenção de relacionamentos.

“Por último, mas não menos importante, o conhecimento de por que e como as pessoas dão curtidas nas mídias sociais pode aliviar a pressão da comparação social, aumentar a autoconsciência dos usuários e ajudá-los a se envolver com as plataformas de maneira mais consciente”, conclui Stsiampkouskaya em um artigo.

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