INTERNACIONAL

Americanos apertam os cintos

Famílias cortam a pizza delivery, suspendem viagens e deixam o carro na garagem

Por: Carlos Taquari
Da redação | 22 de julho de 2022 - 16:00

Com a inflação atingindo o maior patamar em 40 anos (8.5% em Julho) mais de dois terços dos norte-americanos sofrem com a queda na renda familiar e cortam despesas que vão dos pedidos de pizza à redução nas compras nos supermercados. Boa parte das famílias também está suspendendo viagens, principalmente as mais longas e deixando os carros parados, optando pelo transporte público, caminhadas ou bicicletas.

De acordo com a pesquisa trimestral feita pela Primerica, um dos maiores grupos de serviços financeiros dos EUA e Canadá, 75% dos entrevistados relataram a perda de renda familiar. Outros 54% qualificaram o estado das finanças pessoais como “ruim”. E mais de 60% admitiram que estão cortando as despesas com supermercados, principalmente as carnes, além de reduzir as idas a restaurantes e pedidos de comida pronta.

Americanos apertam os cintos

Americanos cortam despesas em todas as áreas. Foto: Pexels.

A pesquisa ouviu 1.384 adultos, com renda anual entre 30 mil e 100 mil dólares (cerca de 150 mil a 500 mil reais) o que inclui as classes média baixa e média, para os padrões norte-americanos. A margem de erro é de 3.1%.

Com base nos dados levantados pela Primerica, a edição norte-americana do jornal britânico Daily Mail foi às ruas para ouvir das pessoas onde são feitos os maiores cortes. E o resultado foi: a redução nos pedidos de comida por delivery, incluindo as pizzas, nas idas a restaurantes, a substituição de produtos mais caros por outros mais básicos, nos supermercados, o adiamento nas viagens e, também, a prática de deixar o carro na garagem, especialmente os SUVs, que consomem mais combustível.

Leia também:
MP pede 12 anos de prisão para Cristina Kirchner

+ DESTAQUES