COMPORTAMENTO

Americanos acreditam que mídia mais desinforma do que ajuda

Parte dos leitores demonstram baixo nível de confiança em relação à mídia e veem intenção de distorcer

Por: Mario Augusto
Da redação | 16 de fevereiro de 2023 - 21:55

Uma pesquisa do instituto Gallup, em parceria com a Knight Foundation, revelou que 50% dos americanos acreditam que as empresas de notícias pretendem enganar, desinformar ou persuadir o público a adotar um determinado ponto de vista por meio de suas reportagens.

Os pesquisadores perguntaram: “Você concorda com a afirmação de que as organizações de notícias nacionais não pretendem enganar o público?”. Cinquenta por cento dos entrevistados discordaram dessa proposição, colocando em dúvida a isenção dos veículos de imprensa. Apenas 25% dos entrevistados disseram que as empresas de notícias não pretendem enganar a opinião pública.

Público acredita que notícias mais desinformam do que ajudam

Pesquisa mostrou que nível de confiança é maior em relação às notícias locais. (Foto: Pexels)

Reforçando a descrença, 52% dos americanos acreditam que os veículos de notícias nacionais não se preocupam com os interesses de seus leitores, telespectadores e ouvintes. Apenas 23% acreditam que os jornalistas agem para defender os interesses do público. A pesquisa levou em conta os veículos impressos, digitais, rádio e televisão.

“Isso foi muito impressionante para nós”, admite Sarah Fioroni, consultora da Gallup. Ela acredita que as descobertas mostraram uma profunda desconfiança e ressentimento do público em relação aos veículos de imprensa nos Estados Unidos. Impressões que, segundo ela, vão além dos fundamentos e processos do jornalismo.

Ir além da notícia

A pesquisa sugere que os jornalistas precisam ir além de enfatizar a transparência e a precisão para mostrar o impacto de suas reportagens sobre o público.

“Os americanos não parecem pensar que as organizações nacionais de notícias se preocupam com o impacto geral de suas reportagens na sociedade”, afirma John Sands, diretor de mídia e democracia da Knight Foundation, organização sem fins lucrativos que defende a liberdade de expressão e o aprimoramento dos veículos de comunicação.

Um outro recorte interessante diz respeito à percepção do público de acordo com as opções políticas. A pesquisa mostrou que os democratas confiam mais nas notícias divulgadas pela imprensa do que os republicanos. Nos últimos cinco anos, o nível de desconfiança aumentou particularmente entre os independentes. No geral, 55% dos entrevistados disseram que havia um grande viés político na cobertura, em comparação com 45% em 2017.

Considerando os veículos que as pessoas mais usam para se informar, 58% responderam que é a internet (online), 31% se informam através da televisão, 7% ouvem rádio e 3% mencionaram jornais ou revistas impressas. Para os membros da Geração Z, com idade entre 18 e 25 anos, 88% disseram que obtêm suas notícias online.

A pesquisa entrevistou 5.593 americanos com 18 anos ou mais, entre os dias 31 de maio e 21 de julho de 2022.

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