TECNOLOGIA

Amazon lança produto de controle de sono e primeiro Kindle que pode escrever

As novas tecnologias apresentadas pela empresa têm previsão de lançamento para o final do ano

Por: Júlia Castello
Da redação | 30 de setembro de 2022 - 14:00
Geoffrey A. Fowler, Heather Kelly e Chris Velazco,
Do Washington Post

Em seu evento anual de lançamento, transmitido online nesta quarta-feira (28), a Amazon anunciou uma linha de novos produtos, alguns, de melhorias de clássicos da marca, ou dispositivos totalmente novos que prometem revolucionar o mercado de tecnologia. Entre eles está uma versão do Kindle (leitor de livros) chamado “Scribe”, que vem com uma caneta para anotações digitais, e uma lâmpada de cabeceira chamada “Halo Rise”, que funciona como alarme e uma maneira inovadora e sem fio de coletar dados sobre o sono.

Nova ferramenta para escrever

Com design tradicional e já conhecido da marca, o novo Kindle, chamado de “Kindle Scribe”,  possui recursos que o transformam em um notebook digital. Além da leitura, agora pela primeira vez será possível escrever. O dispositivo de 10,2 polegadas vem com uma nova caneta para que o usuário possa fazer anotações em um livro que está lendo, diretamente na tela. Há também opções para registrar ou escrever listas de verificação e até mesmo fazer anotações em uma reunião ou aula.

Leia também:
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia
Mergulhador australiano atacado por crocodilo escapa com vida
Curiosamente, existem duas opções de caneta,  a básica e a premium. A diferença entre elas é o preço e as ferramentas disponíveis. A premium é 30 dólares mais cara e possui a opção de apagar e destacar e, além de um botão para atalhos. O produto tem previsão de estar no mercado até o fim de novembro deste ano e custará a partir de 339,99 dólares, cerca de 1.700 reais.

O novo Kindle, nomeado de “Kindle Scribe” (Foto: Amazon)

Controle do sono apenas com sensores

A grande novidade da Amazon é a lâmpada de cabeceira, “Halo Rise”, que é repleta de sensores para monitorar como o usuário dorme. Sem contato direto com a pessoa, sem microfone e câmera, o aparelho consegue rastrear a respiração e os movimento à noite, usando Inteligência Artificial para determinar como está seu ciclo de sono e poder sugerir como fazer para dormir melhor.

A nova tecnologia é capaz ainda de ler o ambiente, como temperatura, umidade e quantidade de luz, passando as informações para uma Alexa — dispositivo de busca de informações e resposta — ajustar automaticamente as luzes e os termostatos da casa.

A Amazon afirmou ainda durante o evento de lançamento, que o “Halo Rise” pode usar todas estas informações para acordar a pessoa no melhor momento do ciclo do sono, que é o período de sono leve. Quando for a hora certa, o aparelho acende uma luz suave como a de um nascer do sol para despertar o usuário vagarosamente.

O lançamento está previsto para ainda para este ano, com preço inicial de 139,99, cerca de 700 reais. Após os primeiros seis meses, o “Halo Rise” exigirá uma taxa de associação de 3,99 dólares por mês, cerca de 20 reais, ao serviço Halo da Amazon, que inclui um aplicativo e informações de saúde.

 

 

+ DESTAQUES