Cientistas apostam em terapia revolucionária que estimula as células a se renovarem, produzindo as proteínas necessárias
Pesquisadores do Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, anunciaram que as rugas existentes na pele podem ser eliminadas com injeções de DNA, que não teriam os efeitos colaterais provocados pela toxina botulínica, ou Botox.
Trata-se de retirar uma pequena parte do DNA, uma molécula que contem o código genético daquela pessoa e injetar no organismo. Esse “mensageiro”, como dizem os cientistas, levará as instruções para as células produzirem as proteínas necessárias para se renovarem. Basicamente, trata-se de copiar o que a natureza faz, normalmente, ao longo da infância, juventude e parte da vida adulta. Por enquanto, o método foi testado em cobaias de laboratório, mas os pesquisadores revelaram que os primeiros resultados apareceram em apenas 28 dias.
LEIA MAIS
Publicado pela revista científica Nature Biomedical Engineering, o estudo é o primeiro a demonstrar que é possível regenerar os tecidos por meio de um tipo de injeção de partículas do DNA, transportadas através das chamadas Evs, ou vesículas extracelulares. “Esse é um método totalmente novo para levar o DNA mensageiro, ou mRNA”, declarou a Dra. Betty Kim, Professora de Neurocirurgia, na Universidade do Texas.
Esta terapia tem o potencial para uso contra inúmeras doenças, principalmente aquelas que surgem com a idade, explica a Dra. Kim. Entre outras, poderá ser aplicada nas terapias contra diversos tipos de tumores.
A professora esclarece que ainda há muito trabalho a ser feito antes que o método possa chegar ao uso em clínicas, mas ela garante que os resultados são promissores.
O DNA
O DNA é a estrutura responsável pela transmissão de todas as características genéticas no processo de reprodução dos seres vivos, como a cor dos olhos, da pele e do cabelo, além da fisionomia. A sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico, um composto orgânico, cujas moléculas coordenam o desenvolvimento de todos os seres vivos. As sequências do DNA são chamadas de genes.
O Botox
Entre os problemas mais comuns que costumam ocorrer nas intervenções com o Botox incluem-se: a assimetria facial, ou seja, uma sobrancelha pode ficar mais erguida que a outra, uma parte do rosto mais enrijecida e as pálpebras caídas. Há casos em que um olho pode ficar mais fechado que o outro. Dependendo do lugar onde for aplicado, o Botox pode dificultar os movimentos do rosto, relacionados com a mastigação e até mesmo a expressão facial.