Organizadores do campeonato de seleções, que começa no domingo, tomam nova decisão polêmica e recebem críticas
A Fifa anunciou hoje (18/11) que bebidas alcoólicas não serão vendidas nos oito estádios do Catar, onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo. Devido às restrições do país mulçumano, as bebidas só poderão ser vendidas em áreas selecionadas dentro dos estádios, como os camarotes de empresas.
A Fifa, ao lado de empresas que investem na maior competição de futebol do mundo, estão preocupadas com os efeitos econômicos das limitações. A Budweiser, uma das principais patrocinadoras da Copa, por exemplo, tinha direitos exclusivos para vender cerveja nos estádios.
A empresa fabrica também a “Bud Zero”, que não contém álcool e por isso ficará de fora das restrições para as alcoólicas.
A Copa do Catar, tão esperada pelo público mundial e importante para a carreira de jogadores e treinadores, já é uma das mais polêmicas da história do futebol, mesmo antes de seu início.
O país proíbe o homossexualismo, é acusado por desrespeitar os direitos humanos e femininos, além de exercer forte controle sobre a imprensa, o que faz o público ocidental, maioria em eventos de futebol, a temer por represálias durante o período de jogos.
“As autoridades do país anfitrião e a Fifa continuarão a garantir que os estádios e arredores proporcionem uma experiência agradável e respeitosa para todos os torcedores”, afirmou a entidade em comunicado recente.