ESPORTE

22 dos 26 convocados por Tite para a Copa atuam na Europa

Jornais internacionais falam em nova fase da seleção brasileira

Por: Lucas Saba
Da redação | 7 de novembro de 2022 - 15:18

O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 26 jogadores que vão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022. A grande surpresa da lista foi o nome do lateral-direito Daniel Alves,39, atualmente o defensor joga no Pumas, do México. O lateral havia ficado fora da convocação para os amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes da seleção embarcar para o Qatar.

“O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental”, disse Tite.

Apenas 4 jogadores da lista atuam fora do futebol europeu, são eles: Weverton (Palmeiras), Pedro e Everton Roberto (Flamengo) e o próprio Daniel Alves (Puma). Outro ponto revelador durante a coletiva do técnico da seleção foi a convocação de 9 atacantes entre os 26 nomes. Isso demonstra que Tite espera evitar a situação enfrentada na última copa, quando o Brasil perdia por 2×1 contra a Bélgica e pouco conseguiu fazer para mudar a história com o banco de reservas da época.

Os jornais internacionais repercutem uma nova fase da seleção brasileira, além de mais ofensiva mais jovem também. O jornal espanhol Marca repercutiu os nove atacantes “Brasil vai com 9 atacantes para a Copa”. Na Inglaterra e na França, a ausência do centroavante Roberto Firmino foi manchete. O Independent, jornal britânico, enfatizou a entrada do jovem Gabriel Martinelli na lista, atualmente jogando pelo Arsenal. No L’Equipe, as presenças de Gabriel Jesus e Daniel Alves estamparam as capas.

Tite foi repetidamente questionado na coletiva sobre o favoritismo por parte dos pentacampeões mundiais, mas o técnico fez questão de frear qualquer animação. “Não posso me reportar ao que vem de fora. Estamos focados em fazer o melhor trabalho possível. Com quatro anos de trabalho, ele fica muito mais consistente. Este é o que o período nos dá. Talvez o desempenho dos atletas tenha dado esta relação com o torcedor. Vejo em um crescente, em uma expectativa boa. Sempre são colocadas três ou quatro seleções no mais alto nível. E o torneio tem características específicas, principalmente com um jogo só a margem de erro fica pequena” completa o treinador.

+ DESTAQUES