INTERNACIONAL

8 bilhões de pessoas na Terra e recursos cada vez mais escassos

Índia vai superar a China como o país mais populoso do mundo já no próximo ano

Por: Lucas Saba
Da redação | 7 de novembro de 2022 - 21:58

No próximo dia 15, a Terra alcançará a marca de oito bilhões de pessoas, número reflete, ao mesmo tempo, o aumento da população, da expectativa de vida e a queda na mortalidade infantil. Relatório das Nações Unidas informa que a população da Índia será a maior do mundo em 2023, com cerca de 1 bilhão e 450 milhões de pessoas, passando a China. Com o marcador populacional batendo recorde, o questionamento feito pelos especialistas é como lidar com os recursos cada vez mais escassos no planeta. E se a Terra conseguirá sustentar essa superpopulação.

De acordo com a Global Footprint Network, organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia, com a população atual seria preciso ter 1,75 Planeta Terra para atender de forma sustentável as necessidades de 8 bilhões de pessoas. O documento aponta para as florestas, rios e terras como recursos destruídos pelo homem e com pouco poder de regeneração Além disso, o alerta para o risco de manter consumo de combustíveis fósseis nos níveis atuais, deixando de lado fontes renováveis por interesses econômicos ou políticos.

ONU: China será o segundo país mais populoso do mundo no ano que vem. Crédito: Pexels.

O estudo da GFN faz um cálculo pautado no padrão de vida dos países. Se todos no planeta vivessem como cidadãos da Índia, precisaríamos da capacidade de 0,8 Terras por ano. Um número bem inferior aos residentes dos Estados Unidos, que precisariam de cinco Terras anualmente.

O mais recente relatório climático da ONU menciona o crescimento populacional como um dos principais impulsionadores do aumento dos gases de efeito estufa e como isso deteriora o planeta. Apesar do acordo de Paris, firmado em 2015, a Organização das Nações Unidas alerta para as práticas nocivas adotadas por países que deixam a pauta do meio ambiente de lado.

Em 2022, a ONU liberou o relatório Perspectivas da População Mundial  (World Population Prospects) que aponta para um crescimento em ritmo mais lento desde 1950, apresentando uma queda de 1% em 2020. As últimas projeções das Nações Unidas indicam que a população mundial deve chegar em 9,7 bilhões em 2050. A estimativa é de que a população atinja um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permaneça neste nível até 2100.

Leia também:
Finlândia tem solução para energia limpa e de baixo custo
O mundo à beira do inferno climático, diz Guterrez na abertura da COP27

+ DESTAQUES