GUERRA
Chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia é detido por russos

Chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia é detido de forma suspeita por russos

Teve o carro parado, foi vendado e levado preso; ação compromete segurança da operação da maior usina nuclear da Europa

Por: Daiana Rodrigues Pereira e Mario Augusto
Da redação | 1 de outubro de 2022 - 15:34
Chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia é detido por russos

Operador nuclear da Ucrânia denunciou, neste sábado, que forças russas detiveram o chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada pelas forças de Moscou. Segundo as informações do regulador nuclear estatal da Ucrânia, Ihor Murashov, foi detido na sexta-feira (30/09) quando seguia de carro para a instalação da usina nuclear, de forma suspeita. O presidente da estatal disse que o diretor da usina teria sido vendado e levado para uma prisão na cidade de Enerhodar.

Até o momento, o Ministério da Defesa russa não se manifestou sobre a prisão de Ihor Murashov.

“Apelo separadamente ao diretor geral da AIEA, Raphael Grossi, e ao chefe da NPP da WANO, Tom Mitchell, para que tomem todas as medidas possíveis para a libertação urgente de Igor Murashov do cativeiro dos ocupantes russos e seu retorno ao desempenho de funções oficiais”, diz o comunicado feito pelo presidente da usina.

Chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia é detido por russos

Captura de anúncio/Написати нам.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, no sul da Ucrânia, foi tomada pelo exército russo em março deste ano. Entretanto, a equipe ucraniana, que mantém a usina em operação, foi mantida e trabalha, normalmente.

Rússia e Ucrânia trocam acusações mútuas em relação a autoria de seguidos bombardeios contra a usina, o que desperta uma preocupação global com o risco de um grande incidente de radiação nuclear na Europa.

Chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia é detido por russos

+ DESTAQUES