Tormenta já matou 70 pessoas e destruiu casas, barcos, sedes de empresas. VEJA AS IMAGENS
O furacão Ian, que já provocou a morte de 70 pessoas, chegou à costa da Carolina do Sul, provocando inundações na cidade de Charleston e áreas vizinhas. Na Flórida, o furacão varreu cidades inteiras, com ventos de até 250km/h. “Tempestades perigosas, inundações repentinas e ventos fortes ainda podem ocorrer”, informou o Centro Nacional de Furacões. Nas próximas horas, o Ian deve se mover mais para o interior sobre o leste da Carolina do Sul e a Carolina do Norte. O Centro ainda diz que a tempestade pode atingir o oeste da Virgínia no início de domingo. Mais de 2 milhões de pessoas estão sem energia no sudeste dos EUA.
Na Flórida, equipes de resgate pilotaram barcos e atravessaram ruas para salvar milhares de pessoas presas no meio de casas inundadas e prédios destruídos.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que o trabalho de resgate não vai parar e as equipes já foram de porta em porta em mais de 3 mil casas nas áreas mais atingidas. “Houve realmente um esforço gigantesco”, disse ele durante entrevista em Tallahassee. As mudanças climáticas adicionaram pelo menos 10% mais chuva ao furacão Ian, de acordo com um estudo preparado imediatamente após a tempestade, disse seu coautor, o cientista climático do Lawrence Berkeley National Lab, Michael Wehner.
As autoridades temem que o número de mortos possa aumentar, uma vez que as áreas inundadas são muito amplas. Em muitas delas, as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar.
O diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, disse que os socorristas estavam concentrados em resgatar as pessoas com algum sinal de vida num primeiro momento. Agora, eles vão passar para um segundo momento, buscando vítimas fatais em casas que foram completamente inundadas, por exemplo.
As sedes de empresas perto de Fort Myers Beach foram bastante afetadas, deixando escombros retorcidos. Barcos foram danificados e arremessados um do lado do outro. Casas e Condomínios foram totalmente destruídos.