INTERNACIONAL

Funeral da Rainha será assistido ao vivo por mais de 4 bilhões 

Transmissão pela TV e internet deve bater todos os recordes de público

Por: Marcelo Bonfá
Da redação | 15 de setembro de 2022 - 18:29
Funeral da Rainha será assistido ao vivo por mais de 4 bilhões 

Cerimônia com líderes mundiais será no dia 19, às 16h.

Mais de metade dos quase oito bilhões de habitantes do planeta devem acompanhar os funerais da rainha Elizabeth II, na próxima segunda-feira. A transmissão ao vivo, pela TV e internet, vai mostrar as imagens desde Westminster Hall, no Parlamento, até a Abadia de Westminster, onde haverá um cerimônia religiosa, com a presença de reis, rainhas, chefes de estado e de governo.

A visitação pública ao caixão vai terminar às 6h00 da manhã, horário de Londres, 11h00, em Brasília. Às 9h00, os sinos do Big Ben vão tocar em homenagem à rainha. Em seguida, o sino será revestido de couro, para que, ao longo do dia, o som das badaladas tem uma tonalidade diferente, mais fúnebre. A transferência do caixão de Westminster Hall para a Abadia será feita às 10h30. E o serviço religioso, conduzido pelo Deão de Westminster e pelo Arcebispo de Canterbury, terá início às 11h00, e será acompanhado pelos dois mil convidados estrangeiros, além de integrantes do governo britânico e outras autoridades.

Às 11h55, serão observados, em todo o Reino Unido, 2 minutos de silêncio em homenagem à rainha. Esta etapa das cerimônias terminará às 12h00. Na sequência, o caixão será levado para o Palácio de Windsor, mas antes passará por alguns locais históricos de Londres, entre eles a Praça do Parlamento e o Wellington Hall. Em Windsor, haverá outro serviço religioso, que antecederá o sepultamento, a ser realizado apenas com a presença da família real e convidados mais próximos.

Leia também:
■ França anuncia ajuda para famílias pagarem luz e gás 
■ Veja a galeria de fotos dos funerais da rainha

A monarca será enterrada 10 dias após a sua morte e especialistas calculam que a transmissão poderá ser vista por impressionantes 4,1 bilhões de espectadores na tevê e internet. Se isso acontecer, esta marca quebrará o recorde anterior de 3,5 bilhões de pessoas que viram o boxeador Muhammad Ali abrir os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Se as previsões estiverem corretas, o funeral deve superar outros recordes com os shows do Live8 em 2005, as celebrações dos fogos de artifício na véspera do Ano Novo de Sydney em 2010 e o casamento do Príncipe Charles com a Princesa Diana.

Carolina Beltramo, analista de TV da WatchTVAbroad.com, prevê: “Tal é o amor e a admiração pela rainha Elizabeth II em todo o mundo que a transmissão está destinada a ser o maior evento de TV ao vivo da história. Pessoas de todas idades devem acompanhar a cerimônia real, inclusive a geração Alpha”.” (que nasceu depois de 2010). Ela completou: “embora seja um momento muito triste, mais de 4 bilhões de pessoas devem ficar encantadas com o espetáculo, fazer uma pausa e testemunhar esse momento histórico.

+ DESTAQUES