Palácio de Buckingham divulga anúncio em nome do rei, que lembra a admiração dos britânicos pela rainha
Poucas horas após o anúncio da morte de Elizabeth II, o Palácio de Buckingham divulgou comunicado oficial em que apresenta Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, como rei. No comunicado, Charles lamenta a morte de sua mãe e fala da grande tristeza que o acontecimento trouxe para sua família e todos os cidadãos do Reino Unido. Ele também afirma que, neste momento, os familiares serão confortados pelo respeito e a admiração que o povo britânico sempre devotou à rainha.
Nos próximos dias, já com o título de Charles III, o rei participará de várias cerimônias em Londres, Edimburgo, na Escócia, Cardiff, no País de Gales e Belfast, na Irlanda do Norte, as capitais do Reino Unido. Mas a cerimonia de coroação, que deverá demorar alguns meses, ainda não tem data marcada.
A monarca com o reinado mais longo da Grã-Bretanha vinha planejando sua sucessão há algum tempo. Membros da família real, incluindo Charles, o herdeiro direto na linha de sucessão, aumentaram suas responsabilidades à medida que a saúde da rainha piorou.
R: Charles, como filho mais velho da rainha, herdou o título soberano e o cargo de chefe da Commonwealth, juntamente com outros bens, como terras e propriedades.
No passado, a rainha expressou desejo de que Charles assumisse a Commonwealth. “É meu desejo sincero que a Commonwealth continue a oferecer estabilidade e continuidade para as gerações futuras, e decida que um dia o príncipe de Gales deve continuar o importante trabalho iniciado por meu pai em 1949”, disse ela em 2018.
Charles se casou com Diana Spencer em 1981 e o casal ficou conhecido como Príncipe e Princesa de Gales. Eles tiveram dois filhos, os príncipes William e Harry. Charles e Diana se separaram em 1992. Após a morte de Diana em 1997, Charles se casou novamente com Camilla Parker Bowles, agora conhecida como Duquesa da Cornualha, em 2005.
Charles há muito faz campanha por um meio ambiente melhor, defendendo a sustentabilidade global em discursos ao longo dos anos.
R: Sim. Seu nome completo é Charles Philip Arthur George, agora Charles III.
R: Normalmente, a esposa de um rei assume o título de rainha, porém no caso de Camilla isso pode não ser tão simples.
Um acordo foi feito em 2005, na época do casamento de Charles e Camilla, de que ela não seria conhecida como rainha, mas como princesa consorte – embora, uma vez no trono, Charles possa mudar seu título para rainha, se desejar.
R: Depois de Charles é seu filho mais velho, William, 40, conhecido como Duque de Cambridge. O próximo na fila é o filho mais velho de William, o príncipe George, que tem 9 anos; e depois a princesa Charlotte, 7; e Príncipe Louis, 4.
R: Harry permanece na ordem de sucessão e é o sexto na linha de sucessão ao trono, apesar de uma decisão controversa de se afastar dos deveres reais e se mudar para os Estados Unidos com sua esposa Meghan, onde moram com seus dois filhos, Archie e Lilibet .