CULTURA
Justine Triet recebe a Palma de Ouro de Jane Fonda (Associated Press)

Palma de Ouro em Cannes vai para “Anatomy of a Fall”, de Justine Triet

Jonathan Glazer ganha o segundo maior prêmio, com “The Zone of Interest”

Por: Carlos Taquari
Da redação | 27 de maio de 2023 - 17:09
Justine Triet recebe a Palma de Ouro de Jane Fonda (Associated Press)

O Festival de Cinema de Cannes de 2023 terminou neste sábado com o anúncio da escolha dos filmes premiados: “Anatomy of a Fall”, da diretora francesa Justine Triet, conquistou a Palma de Ouro.

O segundo maior prêmio, o Grand Prix, foi para Jonathan Glazer, com “The Zone of Interest”.

Estrelado por Sandra Hüller, “Anatomy of a Fall” é um drama passado nos Alpes Franceses, que conta a história de uma escritora que tenta provar sua inocência após a morte de seu marido. Esse é o terceiro filme dirigido por uma mulher premiado com a Palma de Ouro. Justine Triet estreou na direção com o filme “Age of Panic”, apresentado em Cannes, em 2013, mas fora concurso.

Entre as ganhadoras anteriores está Julia Ducournau, que fez parte do júri desse ano. “The Zone of Interest” narra a história de uma família alemã que morava ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O marido é o comandante do campo e o filme mostra a indiferença da família diante dos gritos e do barulho dos tiros que vinham do campo. Nesse cenário, eles levavam uma vida normal, onde nada os perturbava.

O prêmio de melhor ator foi para o veterano japonês Koji Yakusho, que interpretava um homem de meia idade encarregado de limpar banheiros no filme “Perfect Days”, dirigido por Wim Wenders. O personagem é dado a reflexões sobre a vida que destoam da função que exerce.

Merve Dizdar ficou com o prêmio de melhor atriz, por seu papel em “About Dry Grasses”, filme que conta a história de um professor numa distante escola da Anatólia, na Turquia, acusado de má conduta por uma de suas alunas.

Palma de Ouro em Cannes vai para “Anatomy of a Fall”, de Justine Triet

Catherine Deneuve foi a homenageada nesta edição do Festival de Cannes. (Associated Press)

O prêmio de melhor direção ficou com o vietnamita Tran Anh Hung, pelo filme “Pot-Au-Feu”, uma comédia romântica estrelada por Juliette Binoche e Benoit Magimel, passada num castelo francês do século 19.

E o melhor roteiro ficou com Yuji Sakamoto, com “Monstro”, que conta a história da relação entre dois meninos e a luta deles para serem aceitos na escola e em casa.

Fora do concurso, mas muito aplaudidos, foram exibidos os filmes de Martin Scorcese, “Killers of the Flower Moon”, com Robert De Niro e Leonardo Di Caprio; e “Indiana Jones and the Dial of Destiny”, que marca a despedida de Harrison Ford do personagem que o consagrou.

O júri desse ano foi presidido pelo diretor sueco Rubens Oslund, premiado no ano passado com o filme “The Triangle of Sadness”.

No encerramento do festival, foi exibida uma animação da Pixar, intitulada “Elemental”.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Baleia Beluga suspeita de espionar para a Rússia

+ DESTAQUES