CLIMA
Associated Press

Tempestade na Itália provoca inundações e mata 13 pessoas

Mais de 20 rios transbordaram no centro e norte do país. Milhares de pessoas abandonaram suas casas.

Por: Carlos Taquari
Da redação | 17 de maio de 2023 - 20:11
Associated Press

Uma forte tempestade, incomum para essa época do ano, atingiu a região de Emília Romagna, ao Norte da Itália, provocou inundações que resultaram na morte de 13 pessoas. Rios transbordaram, invadindo áreas urbanas e milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas. O Grande Prêmio de Ímola de Fórmula-1 foi cancelado. Praticamente todos os rios da região Nordeste da Itália transbordaram.

Na cidade de Ravena, famosa por seus mosaicos bizantinos que atraem milhares de turistas, cerca de 14.000 pessoas tiveram que deixar suas casas, depois que os rios transbordaram. Dezenas de construções estão ameaçadas de desabamento.

A Defesa Civil informou que cerca de 200mm de chuvas caíram em apenas 36 horas, enquanto em algumas áreas o volume chegou a 500mm, totalmente incomum para esta época do ano. Em Castelbolognese, cidade de 9 mil habitantes, a energia elétrica foi cortada e os moradores estavam com dificuldades para comprar alimentos, uma vez que as ruas estavam inundadas e os mercados fechados.

Dezenas de cidades ficaram alagadas. (Foto: Associated Press)

No entorno de Emília-Romagna, 48 cidades ou vilarejos foram atingidos. Além das inundações, foram registrados 250 deslizamentos de terra. Em muitos locais, toneladas de lama desceram das encostas invadindo ruas e estradas e dificultando o deslocamento das equipes de resgate.

Do Japão, onde se encontra para participar da reunião do G-7 – o grupo de países com as maiores economias do mundo – a primeira-ministra Giorgia Meloni declarou que o governo está acompanhando a situação e vai providenciar ajuda de emergência para as populações atingidas.

Além da Itália, as chuvas torrenciais também atingiram a região dos Bálkans, principalmente o Norte da Croácia e o Sudoeste da Bósnia. As autoridades locais declararam estado de emergência e anunciaram que centenas de residências foram inundadas.

Na Croácia, soldados do Exército foram mobilizados para levar alimentos e outros produtos para as pessoas das áreas mais atingidas pelas inundações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

+ DESTAQUES