INTERNACIONAL
Seis mortos e dezenas de feridos em dois tiroteios nos EUA
Local do tiroteio fatal em Dadeville, Alabama. (Foto AP/Jeff Amy)

Seis mortos e dezenas de feridos em dois tiroteios nos EUA

Atiradores atacaram no fim de semana em locais de grande aglomeração: uma boate em Dadeville, no Alabama, e em um parque em Louisville, Kentucky

Por: Mario Augusto
Da redação | 16 de abril de 2023 - 22:04
Seis mortos e dezenas de feridos em dois tiroteios nos EUA
Local do tiroteio fatal em Dadeville, Alabama. (Foto AP/Jeff Amy)

Seis mortos e dezenas de feridos em dois eventos trágicos nas cidades de Dadeville, no Alabama, e em Louisville, no estado de Kentucky. No sábado a noite, um homem armado matou 4 pessoas e feriu pelo menos 28 adolescentes que  comemoravam o aniversário de 16 anos de uma amiga em um estúdio de dança na pequena cidade de Dadeville que tem cerca de 4 mil habitantes.

De acordo com a polícia de Dadeville, o criminoso fez os disparos por volta de 22h30 (horário local) durante a festa de aniversário que acontecia no Mahogany Masterpiece Dance Studio. Um dos mortos era uma estrela em ascensão do futebol americano, Phil Dowdell, de 17 anos, um atleta do ensino médio que tinha sido aceito na Jacksonville State University com uma bolsa integral.

Seis mortos e dezenas de feridos em dois tiroteios nos EUA

O atleta Phil Dowdell, de 17 anos, foi uma das vítimas fatais do tiroteio no Alabama. (Reprodução/Twitter)

A polícia não divulgou detalhes da cena do crime e muito menos qualquer informação sobre o atirador. Ainda não há nenhum sinal se o acusado foi preso ou se foi morto em uma eventual troca de tiros com os policiais que chegaram ao local do crime.

Tiroteio em parque

O segundo tiroteio aconteceu durante a manhã de sábado, no Chickasaw Park, em Louisville, Kentucky, que resultou na morte de duas pessoas e pelo menos quatro feridos. Uma pessoa ainda não identificada pelas autoridades de segurança sacou uma arma e fez vários disparos no parque.

“Centenas de pessoas estavam no parque no momento do tiroteio, quando alguém começou a atirar contra a multidão, atingindo pelo menos seis pessoas”, disse o vice-chefe de polícia de Louisville, Paul Humphrey durante uma coletiva de imprensa. A polícia ainda não sabe quem fez os disparos e nenhum suspeito foi identificado.

O tiroteio deste sábado aconteceu menos de uma semana depois que um atirador invadiu uma agência do Old National Bank de Louisville, matou cinco pessoas e feriu outras nove. O banco fica a aproximadamente 8 km do Chickasaw Park.

“Esta foi uma semana indescritível de tragédia para nossa cidade”, disse o prefeito de Louisville, Craig Greenberg. “Na segunda-feira, perdemos cinco de nossos concidadãos em um ato horrível de violência armada no local de trabalho. E agora, cinco dias depois, estamos em outra cena de um ato imprudente de violência armada.”

Com esses dois tiroteios do fim de semana, os EUA contabilizam mais de 140 tiroteios em massa no país somente este ano.

O presidente Joe Biden descreveu o tiroteio no Alabama como ultrajante e inaceitável e pediu mais uma vez a proibição de armas de assalto e munições no país. A governadora republicana do Alabama, Kay Ivey, também divulgou um comunicado, dizendo que a violência não tem lugar no estado. No entanto, Ivey é uma forte defensora dos direitos da segunda emenda e, no ano passado, assinou uma lei que acabou com a exigência de obter licença para portar uma arma escondida em público.

Leia também:
Inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade, alertam especialistas
Israel anuncia tratamento revolucionário contra o câncer
Seis mortos e dezenas de feridos em dois tiroteios nos EUA

+ DESTAQUES