COMPORTAMENTO
Foto: Pexels

Geração X, Y, Z, Millennials ou boomers …Onde é que você se encaixa?

Entre as diferentes gerações, mudam os valores, comportamentos, estilo de vida, mas as críticas permanecem

Por: Carlos Taquari
Da redação | 4 de abril de 2023 - 15:08
Foto: Pexels

No conflito entre as gerações, atire a primeira pedra quem nunca criticou os mais jovens ou os mais idosos por N razões. Das roupas à linguagem, dos valores, às tendências, aos apegos a isso ou aquilo e aos comportamentos em geral.

A Geração Silenciosa

A primeira geração a ser identificada como um padrão de comportamento, na história recente, inclui os nascidos entre 1926 e 1945, portanto, que viveram durante a Segunda Guerra Mundial. A designação apareceu pela primeira vez numa reportagem da revista Time, de 1951, e se refere à Geração Silenciosa porque era constituída, em grande parte, por crianças e jovens, sobreviventes da guerra, que trabalhavam muito e falavam pouco.

Aquela geração tinha um forte senso de patriotismo e colocava o trabalho como prioridade, antes do prazer. Também demonstrava respeito pela autoridade e um elevado senso de dever.

Características:

Baby Boomers

Nascidos entre 1945 e 1964, os chamados Baby Boomers ganharam essa designação porque nasceram após a Segunda Guerra quando ocorreu um forte aumento nas taxas de natalidade, na maioria dos países. O crescimento econômico registrado após o conflito levou as pessoas a acreditarem que poderiam ter muitos filhos. Esta geração foi bastante criticada por sua resistência aos avanços tecnológicos e a oposição a novos valores defendidos pelos jovens que vieram em seguida, a Geração X.

Nos Estados Unidos, os baby boomers deram início ao movimento “flower power”,  que se empenhou na defesa dos direitos civis, nos protestos contra a guerra do Vietnã, e na revolução sexual.

Características:

Geração X

Os nascidos entre 1965 e 1980. Esse grupo também é chamado de Geração Perdida, por várias razões. Entre outras, porque seus integrantes cresceram num período em que a tecnologia começava a avançar, mas ainda não estava acessível a todos. As crianças desse período também ficaram marcadas pelo alto número de divórcios e por ficarem muito tempo sozinhas, trancadas em casa, porque as mulheres passaram a ter maior acesso ao mercado de trabalho. Outro rótulo para esse grupo é “Geração MTV”, canal de TV lançado nos EUA em 1 de Agosto de 1981.

Características

Geração Y ou Millennials

Nascidos entre 1981 e 1996, muitos deles se tornaram adultos na virada do século, daí o nome Millennials. Também foram rotulados de “Geração Eu”, por serem tidos como excessivamente voltados para si próprios. Apesar disso, se mostram mais abertos a mudanças e revelaram maior preocupação com as questões ambientais e sociais do que qualquer outra geração antes deles. Os Millennials são considerados “nômades digitais”, uma vez que cresceram na era da internet. Acompanharam o crescimento das redes sociais, das mensagens instantâneas, dos laptops e a revolução do smartphone.

Características:

Geração Z, ou os Zoomers

Os nascidos entre 1997 e 2012, desde os primeiros passos, presenciaram a explosão tecnológica e aprenderam a conviver com as telas e os aplicativos, que fazem parte de sua existência, mais do que qualquer outra geração. São chamados de Zoomers, não por associação com o Zoom, o aplicativo de vídeo, mas por uma brincadeira com os boomers, uma referência à rápida integração que tiveram, desde pequenos, com o universo digital. A Geração Z é considerada a mais depressiva e pessimista até agora. A explosão tecnológica e das redes sociais trouxe maiores pressões psicológicas, ameaças e cancelamentos, entre outras consequências. Pesquisa publicada pelo Journal of Psychology aponta que, entre 2009 e 2017, os índices de depressão aumentaram de forma significativa, atingindo: 47% daqueles entre 12 e 13 anos; 60% dos jovens entre 14 e 17 anos; e 46% entre jovens adultos, de 18 a 21 anos.

Características:

Geração Alpha

Poucos pararam pra pensar que os nascidos de 2010 para cá estarão vivos na passagem para o século 22. Com os avanços na Medicina e na Tecnologia, serão testemunhas de mudanças nunca vistas antes na história da humanidade. Já se fala até que o homem caminha para a imortalidade.

Os integrantes dessa geração, ainda crianças, vivem no mundo digital, das redes sociais e do streaming. Quando chegarem à vida adulta, terão mais acesso a informação do que todas as gerações anteriores. E, por serem crianças, ainda não é possível apontar suas principais características.

Leia também:

+ DESTAQUES